Apresentação
Especialização em Educação Integral
Estado do curso: Encerrado
Sobre o Curso: OBJETIVO GERAL Promover e oportunizar espaços para formação e qualificação dos profissionais da educação desencadeando espaços de reflexão acadêmica sobre ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas para a melhoria da qualidade da educação básica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Complementar a formação de gestores e professores da educação básica aliando conhecimentos teóricos com o cotidiano da realidade social; Desencadear diálogos e compartilhamento de experiências regionais, nacionais e internacionais sobre educação integral; Sensibilizar os gestores e professores da escola básica para promover o reconhecimento da necessidade de integração da escola às diferentes manifestações culturais expressas no cotidiano das comunidades; Contribuir para formar grupos sociais capazes de apresentar projetos sociais eficazes que possam envolver a juventude de forma efetiva e permanente; Instrumentalizar os currículos e os métodos de trabalho buscando a adequação das práticas de ensino e de aprendizagem às concepções de educação integral; Problematizar as condições da docência e da gestão, especialmente em razão do aspecto catalizador que estas adquirem no contexto da educação integral; Realçar a importância da cultura popular como elemento integrador e a escola como instrumento receptor e transmissor de valores culturais fundados em princípios éticos e voltados para o crescimento da comunidade; Construir metodologias e procedimentos adequados aos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas com educação integral, potencializando a criação, a inovação e a organização de redes de trabalho; Consolidar as iniciativas de educação integral no âmbito dos programas governamentais, focadas especialmente na integração entre universidade e escolas públicas de educação básica; Conhecer e analisar as políticas de financiamento da educação básica e de educação integral; Estimular a produção de uma base de dados a partir da elaboração de monografias que possibilitem uma avaliação gradual e permanente das ações educativas no âmbito da educação integral. Situar a UFFS como um polo de articulação e de suporte à implementação das políticas nacionais, estaduais e municipais de educação integral.
Número de vagas anuais: 50
Ato Autorizativo
Ementa | Título |
Aprova o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Integral.
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