Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (Mestrado) - Conceito 4 - Capes
Sigla: PPGICH
Sobre o Curso: Apresentação O Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas tem como campo de estudos as diversas modalidades de conhecimento que envolvem os saberes, a produção de identidades e de formas de subjetivação e os processos e práticas sociais, nos contextos sociais em que emergem, se desdobram, produzem e transformam. Nesse quadro polissêmico, são enfatizadas as propostas investigativas que privilegiem múltiplos olhares sobre as sociedades, procurando perceber como os sujeitos constroem suas experiências, dotando-as de sentido. A produção do conhecimento, nesse caso, envolve – necessariamente – abordagens interdisciplinares com a participação de profissionais de diferentes campos formativos, o que redunda numa formação acadêmica, em nível de mestrado, complexa e multifacetada, com objetivo de suprir a demanda regional de produção de pesquisa qualificada no âmbito da Universidade, nas Humanidades. Dessa perspectiva da formação para a pesquisa na região da Fronteira Sul, o perfil do egresso do PPGICH está pautado na formação interdisciplinar, inferindo-a como capaz de oferecer aos egressos as ferramentas para a produção autônoma de pesquisas interdisciplinares, capazes de integrar conceitos e métodos, superando a chave disciplinar de construção do conhecimento. Isso redunda em dois tipos de qualificação: para a pesquisa em áreas do conhecimento que estão presentes no PPGICH, como Educação, Filosofia, Antropologia, Ciências Sociais, História, Linguística, Urbanismo e Literatura; para a pesquisa que, a partir da necessidade de tomar os objetos e metodologias sob o viés interdisciplinar, capacite os pesquisadores a transcender os limites da ordem disciplinar e possibilite a criação de teorias e métodos inovadores, com excelência e legitimidade acadêmica. Além da pesquisa, o egresso estará capacitado para assumir, com níveis de excelência, a docência em geral. No caso da educação, em nível médio, isso equivale a permitir uma atividade qualificada de ensino, sobretudo em disciplinas relacionadas às Ciências Humanas, que ainda se ressentem de formações disciplinares e metodologias de ensino. No caso do ensino superior, o egresso será apto para desenvolver com qualidade e pertinência investigações no campo das humanidades, tanto em áreas específicas quanto sob a égide da interdisciplinaridade – em nível, por exemplo, de doutoramento, preocupação das políticas nacionais de educação através de programas de fomento como o Pró-Doutoral. Assim, o egresso poderá seguir carreira acadêmica em doutorados interdisciplinares e disciplinares, além de atuar nos diversos níveis da administração pública, no gerenciamento de políticas sociais, de ciência e tecnologia e de educação, em organizações e afins. Objetivo geral O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) tem como objetivo geral qualificar, em nível de mestrado, profissionais voltados para as discussões relacionadas às Ciências Humanas, pautadas no imperativo interdisciplinar e pertinentes à área de concentração Saberes e Identidades, tendo em vista a necessidade de perscrutar e intervir tanto sobre o contexto imediato de atuação do Programa quanto sobre o contexto amplo que permite sua aparição. Seu intuito é, pois, de formar pesquisadores e capacitar docentes, gestores e profissionais ligados ao campo das Humanidades, considerando a complexidade dos objetos e métodos das diversas disciplinas e áreas que compõem tal campo de pesquisa e atuação, atentando-se para as demandas regionais e universais de problematização da relação entre os saberes e a produção de identidades, nas diversas modalidades teórico-metodológicas. Objetivos específicos O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) tem os seguinte objetivos específicos: a) possibilitar formação teórico-metodológica interdisciplinar no campo das Ciências Humanas, que permita a produção autônoma de pesquisas, capazes de problematizar as realidades socioculturais, políticas e históricas em que os sujeitos estão envolvidos, levando-se em consideração a ausência de produção científica qualificada em Ciências Humanas na região de atuação da UFFS, que está geograficamente distante do eixo de produção acadêmica do Sul do Brasil; b) construir, em nível de Pós-Graduação, sobre a tríade Ciências Humanas, produção dos saberes e produção das identidades, de modo a açambarcar processos e práticas sociais existentes no contexto imediato de atuação da UFFS e nos contextos amplos da contemporaneidade, dando ênfase à pesquisa acadêmica em sua relação direta com a exterioridade (geográfica, política, sociológica etc.); c) desenvolver processos constantes de investigação interdisciplinar em Humanidades, a partir da necessidade crescente de entendimento da complexidade dos objetos, dos métodos e das teorias na contemporaneidade. Para isso, engendrar colaborações entre as diferentes áreas de formação e atuação dos docentes do Programa (Antropologia, História, Arquitetura, Literatura, Filosofia, Linguística, Educação e Sociologia) em projetos de pesquisa que envolvam discentes e outros agentes sociais da região; d) formar profissionais qualificados tanto para a atuação nos diversos níveis de ensino – Básico e Superior (Graduação e Pós-Graduação) –, quanto para a promoção de articulação com as mais variadas entidades – públicas ou privadas –, que tenham como pressuposto uma atuação positiva e inovadora na geração e aplicação de soluções para as demandas sociais, culturais e políticas hodiernas; e) investigar e produzir soluções relativas às práticas de ensino das Ciências Humanas, tendo em vista a possibilidade de adensar seu caráter interdisciplinar e de suscitar mudanças positivas, sobretudo nas áreas de Filosofia, História, Sociologia, Antropologia e Pedagogia, que fazem parte do rol de Graduação da UFFS, segundo um cotejar entre a produção científica e as práticas de escolarização disciplinar; f) produzir meios de divulgação, socialização, disseminação e democratização do conhecimento acadêmico produzidos no PPGICH, seja na forma de periódicos, seja na forma de produção frequente de eventos, grupos de pesquisa e de ensino; g) engendrar processos de cooperação nacional e internacional de pesquisa, forjando alianças e o intercâmbio entre as reflexões desenvolvidas no PPGICH e aquelas que têm sido exitosas em outros espaços acadêmicos e não-acadêmicos de debate; h) adensar a discussão acerca da “Interdisciplinaridade”, ampliando as problematizações entre os diversos campos de conhecimento que fazem parte do PPGICH e, ademais, estabelecendo critérios e exigências claras para a manutenção do caráter interdisciplinar da proposta; i) organizar e gerir modos e estratégias de inserção do PPGICH nas problematizações regionais, cujo modelo inicial seria o de “Núcleos de Formação”, a partir da inferência do papel fomentador e formador das pesquisas desenvolvidas pelo Programa; j) constituir um polo de referência para a formação interdisciplinar na região da Fronteira Sul.
Área de concentração: Saberes e Identidades
Turno: Vespertino e Noturno
Duração Mínima: 24 meses
Modalidade: Presencial
Número de vagas anuais: 20
BANCAS DE QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO PPGICH
Mestrando | Título Dissertação | Banca |
Agenda |
JÚLIA CAROLINA VIZZOTTO DE CONTO
Linha de Pesquisa 2: Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DOS EDUCADORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ERECHIM/RS |
Profª Dra Adriana Salete Loss (Orientadora/presidente - UFFS) Profª Dra Jaqueline Raquel Bianchi Enricone (membro externo - URI) Profª Dra Zoraia Aguiar Bittencourt (membro interno - UFFS) Profª Dra Adriana Richit (membro suplente - UFFS)
|
Data: 01/09/2022 Hora: 14h Local: Sala 410 - Bloco B |
SILVIO POZZER Linha de Pesquisa 2: Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas |
O CUMPRIMENTO DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: IMPACTOS NA CONSOLIDAÇÃO DO DIREITO INTERSUBJETIVO À EDUCAÇÃO |
Profª Drª Zoraia Aguiar Bittencourt (Orientadora/presidente) Profª Drª Thaís Janaina Wenczenovicz (Membro titular interno) Profª Drª Pricila Kohls-Santos (Membro titular externo) Profª Drª Adriana Salete Loss (Membro suplente) |
Data: 15/08/2023 Hora: 13h30min Local: Sala 410B |
FRAN LIMA SANTOS (FRANKLIN LIMA SANTOS)
Linha de Pesquisa 3: Sujeito e Linguagem |
O ACESSO À ESCOLARIZAÇÃO DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS: INFLEXÕES TEÓRICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Profª Dra Adriana Regina Sanceverino (Orientadora/Presidente - UFFS) Profª Dra Anna Paula Vecanto (membro titular externo - UFMG) Profª Dra Maria Herminia Fernandes Lage Laffin (membro titular externo - UFSC) Prof. Dr. Alexandre Paulo Loro (membro titular interno - UFFS) Profª Dra Zoraia Aguiar Bittencourt (membro suplente - UFFS) |
Data: 25/08/2022 Hora: 14h30min Local: Sala 410 - Bloco B |
ESTEVÃO LOPES GARCIA | O CIBERATIVISMO NEGRO E O PAPEL DA BRANQUITUDE: UMA TRINCHEIRA DA LUTA ANTIRRACISTA |
Prof. Dr. Luís Fernando Santos Corrêa da Silva (Orientador/presidente - UFFS) Prof. Dr. Gerson Wasen Fraga (Membro titular interno – UFFS) Prof. Dr. Daniel Francisco de Bem (Membro titular externo – UFFS) Prof. Dr. Cássio Cunha Soares (Membro suplente - UFFS) |
Data: 27/06/2022 Hora: 14h Local: Sala 410 - Bloco B |
VERÔNICA SABRINA DOS SANTOS | Género, sexualidade e envelhecimento: percepções de mulheres idosas |
Profª Dra Adriana Salete Loss (Membro titular interno/presidente da banca/UFFS - Profª Dra. Ivone Maria Mendes Silva/orientadora - em período de licença) Profª Dra. Fernanda Grendene (Membro titular externo – URI) Profª Dra Neide Cardoso de Moura (Membro titular externo – UFFS) |
Data: 29/04/2022 Hora: 15h Local: Videoconferência |