Matriz Curricular
Grade/Matriz Curricular: Para obtenção do título de Mestre em Interdisciplinar em Ciências Humanas, o mestrando deverá integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em: 12 créditos em disciplinas obrigatórias, 12 créditos em disciplinas eletivas e 6 créditos em dissertação. As disciplinas obrigatórias e eletivas são:
COMPONENTES
CH
CR.
EMENTA
O, E, OL
Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas I
60h
4
As ciências humanas: objetos, metodologias e produção do conhecimento acadêmico. Ciências humanas, Humanidades e saberes. O conceito de interdisciplinaridade e suas implicações para a pesquisa nas ciências humanas. Métodos e técnicas de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas. Abordagens quantitativas e qualitativas.
Obrigatória
Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas II
60h
4
Elaboração, desenvolvimento, orientação e socialização de projeto de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas.
Obrigatória
Seminário de Orientação
60h
4
Discussão e orientação de pesquisas interdisciplinares em Ciências Humanas em elaboração pelos participantes.
Obrigatória
Dissertação
90h
6
Dissertação
Obrigatória para todas as linhas
Estágio Docência
20h
2
Metodologia do ensino interdisciplinar. Prática de ensino na Graduação. Realização das atividades de estágio, reflexão, discussão e análise das situações vivenciadas durante o estágio, fundamentadas teoricamente. Supervisão e avaliação das aulas ministradas em Cursos de Graduação. Avaliação.
Eletiva*
Memória e Identidades Coletivas
60h
4
As relações existentes entre a memória e a formação de identidades coletivas. O processo de construção história da memória e das identidades: conflitos e tensões. A memória como um locus de experiências individuais e partilhadas: (re)ssignificadas, saberes e práticas sociais. O estudo “identidade sociais” e seu imbricamento com as metodologias da história oral, da antropologia e da sociologia. O “tempo presente”, os “esquecimentos” e os “silêncios”
Eletiva de Linha : Saberes, Processos e Práticas Sociais
Dominação, Resistência e Autonomia
60h
4
Teorias e metodologias sobre processos de dominação resistência; dominação e a biopolítica. A discussão sobre resistência, empoderamento e autonomia de sujeitos subarternizados. Etnia, racialização, políticas e lutas raciais. Sexo, relações de gênero, movimento feminista e LGBT. Colonialismo resistências étnicas. A riqueza e marginalização social. Relações entre o Estado de direito e a autonomia individual e coletiva.
Eletiva de Linha : Saberes, Processos e Práticas Sociais
Nacionalismos e Identidades
60h
4
Estudo dos fatores constituintes da identidade nacional. Elementos que fomentam as ideias de construção e de inclusão nacional durante o século XIX: desenvolvimento da imprensa sob uma perspectiva capitalista, desenvolvimento de uma burocracia estatal, adoção de línguas oficiais, massificação do acesso à educação escolar. Eclosão dos nacionalismos e sua influência nas manifestações artísticas. A eugenia e a identidade nacional como elemento justificador do colonialismo. Formação das identidades brasileiras. Nacionalismos no século XX: fascismos, colonizações e descolonizações. A mídia e a (des)construção de uma identidade global.
Eletiva de Linha : Saberes, Processos e Práticas Sociais
Trabalho, Economia e Sociedade
60h
4
Trabalho e emprego na modernidade. Mercado de trabalho e desigualdades sociais. (In)Segurança no mercado de trabalho. Novas tecnologias e mudanças no mundo do trabalho. O debate sobre o fim da centralidade do trabalho nas sociedades contemporâneas. A nova Sociologia Econômica e a construção social do mercado de trabalho. O papel do trabalho na constituição da sociedade brasileira.
Eletiva de Linha : Saberes, Processos e Práticas Sociais
Espaço Urbano e Sociedade
60h
4
O espaço urbano como campo de construção social. Formas de (re)produção do espaço urbano pelos grupos sociais. A construção da identidade social e as estruturas territoriais produzidas socialmente. Apropriação do ambiente natural e sua transformação em espaço antrópico e social. Organização espacial das cidades: integração versus segregação. A formação dos Espaços Públicos e Privados: o poder estruturador das atividades no potencial de movimento e as relações sociais na dinâmica intraurbana e regional. A cidade, a região e as redes de comunicação e transporte: a formação do espaço através do deslocamento de mercadorias, força de trabalho, informação e energia.
Eletiva de Linha : Saberes, Processos e Práticas Sociais
Sociabilidades Emergentes e Movimentos Sociais
60h
4
O caráter global das lutas e movimentos sociais no contexto do sistema-mundo capitalista. Ação coletiva, classe social e conflitualidade. Sociabilidades emergentes e construção de espaços alternativos de ordem social, contrapoderes ou movimentos antissistêmicos. Espaços de autoorganização social em distintas correlações de atores e cenários: movimento ocupa e coletivos contraculturais; movimento Passe Livre no Brasil; movimentos indígenas na América Latina; movimentos sociais em rede e redes de movimentos; e ativismo transnacional altermundialista.
Eletiva de Linha : Saberes, Processos e Práticas Sociais
Cultura, cidadania e políticas contemporâneas
60h
4
Relações entre cultura, cidadania e políticas contemporâneas, em perspectiva interdisciplinar. Processos socioculturais, pedagógicos e identitários e as intervenções políticas nas cidades contemporâneas. Objetivos, projetos e repertórios de ação dos atores engajados nas políticas. Temas contemporâneos: novas políticas destinadas à escolarização, enfrentamento das desigualdades sociais, justiça social e diversidade cultural nos meios urbanos.
Eletiva de Linha : Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Conhecimento, cultura e currículos escolares
60h
4
História das políticas de escolarização; os sentidos políticos e econômicos na constituição da escola moderna; os processos de seleção dos conhecimentos a serem ensinados; as interfaces entre currículo, conhecimento e culturas contemporâneas; a constituição do campo dos Estudos Curriculares; as teorias do currículo e as concepções de conhecimento escolar; as articulações entre currículo e políticas de escolarização na cultura do novo capitalismo.
Eletiva de Linha : Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Governamentalidade, gerenciamento de riscos e políticas de escolarização
60h
4
Lógica da soberania e lógica da governamentalidade. Racionalidade governamental e arte do governo: do bloqueio ao desbloqueio das artes de governar. Governamentalidade, risco e políticas de escolarização. Governamentalidade como grade de inteligibilidade do liberalismo e dos neoliberalismos. Políticas de escolarização contemporâneas e gestão de riscos.
Eletiva de Linha : Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Pedagogias Culturais e Educação
60h
4
Estudos Culturais. Virada linguística. Cultura, educação e pedagogia. Currículo cultural. Pedagogias Culturais. Representação. Identidade e diferença. Análises de artefatos culturais.
Eletiva de Linha : Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Estudos Culturais e Pós-coloniais
60h
4
A emergência dos Estudos Culturais como campo interdisciplinar de produção de conhecimento. Pós-estruturalismo e os Estudos Culturais: metodologias e saberes. Desdobramentos históricos e a ascensão dos Estudos Pós-Coloniais. Crítica do ocidentalismo e do discurso colonial . Identidades e diferença. Culturas diaspóricas e os sabes subalternos. Transculturação e transnacionalização. Limiares, lindes e Fronteiras.
Eletiva de Linha : Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Complexidade, metadisciplinaridade e religação dos saberes
60h
4
A crise da modernidade em suas diversas formulações: paradigma iluminista versus paradigma pós-moderno, estruturalismo versus pós-estruturalismo, ciência moderna versus ecologia dos saberes, modernidade versus colonialidade do poder e do saber, universalidade versus puriversalidade epistêmica, entre outras. As expressões da crise no universo da educação e das humanidades. As elaborações epistemológicas e pedagógicas das teorias da Complexidade e da ideia da Ecologia dos Saberes. O exame das condições de possibilidade da assim denominada religação dos saberes.
Eletiva de Linha : Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Discurso, saber e poder
60h
4
A Escola Francesa de Análise do Discurso. Os conceitos de enunciado, discurso, formação discursiva, interdiscurso e ideologia. O sujeito na/para a análise do discurso. A noção de discurso em Michel Foucault. O conceito de saber e de verdade em Michel Foucault. Arqueologia do saber e genealogia do poder. A produção da verdade e do sujeito no discurso. Ciências Humanas, saber e poder. Dispositivos e diagramas. Disciplina, sujeição e resistência. Biopolítica e a produção de sujeitos na modernidade. O corpo e a corporalidade como objetos do conhecimento das ciências humanas.
Eletiva de Linha: Sujeito e Linguagem
Estruturalismo, Pós-Estruturalismo e Ciências Humanas
60h
4
Apresentação teórico-metodológica do Estruturalismo. Os conceitos-chave do estruturalismo saussuriano. Estruturalismo e emergência das Ciências Humanas. Linguagem, sujeito e história. Limites do estruturalismo. O Pós-estruturalismo e o Pós-modernismo. A apropriação de Nietzsche e Heidegger. A nova rede conceitual e sua disseminação nas Ciências Humanas.
Eletiva de Linha: Sujeito e Linguagem
Linguagem, Mente e Mundo
60h
4
A relação entre linguagem, mente e mundo. Os problemas entre linguagem–mundo e linguagem– mente. O tratamento filosófico e linguístico da questão da linguagem contemporânea. A linguagem como objeto natural. As ciências da linguagem e as ciências humanas. A semântica verifuncional. O programa fregeano. Os nomes próprios. Linguagem-objeto e metalinguagem. A controvérsia internalismo e externalismo semântico. Críticas aos limites da semântica verifuncional.
Eletiva de Linha: Sujeito e Linguagem
Modernidades, Linguagens e Ficções
60h
4
A modernidade e sua condição heterogênea. As produções culturais e a emergência da “condição moderna.” As linguagens da literatura, do cinema, do teatro, da televisão e das mídias e suas implicações na produção de sentidos e verdades na modernidade. Os objetos de cultura e a produção de sujeitos. Linguagens e corpo: a biopolítica e as ficções.
Eletiva de Linha: Sujeito e Linguagem
Identidades e Individuação
60h
4
A questão acerca da individuação e de sua participação no processo de formação de identidades. A pergunta pelo princípio de individuação enquanto problema das Humanidades. O princípio de individuação e a produção de saberes. Formulações do princípio de individuação. O conhecimento do singular enquanto singular e enquanto instanciação de um universal. O princípio de individuação e a produção de identidades.
Eletiva de Linha: Sujeito e Linguagem
Teorias da Verdade e Legitimação de Saberes
60h
4
As teorias centrais acerca do conceito de verdade. O conceito de verdade e os diversos saberes: Antropologia, Filosofia e Linguística. Os elementos primordiais na estrutura de projetos de teorias da verdade. A questão acerca dos portadores de verdade. Principais elementos de teorias não realistas. Principais elementos de teorias da correspondência. A teoria semântica sobre a verdade. Verdade como aletheia . Os pressupostos metafísicos nas teorias da verdade. Verdade e a legitimação de saberes.
Eletiva de Linha: Sujeito e Linguagem
Seminários Avançados
60h
4
Seminários Avançados com temática definida por docente, que versa sobre questões de pesquisa mais específica desenvolvida em cada Linha de Pesquisa.
Eletiva para todas as linhas
* Obrigatório para bolsistas