Matriz Curricular
Grade/Matriz Curricular: Para obtenção do título de Mestre Profissional em Educação, o mestrando deve integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em: 10 (dez) créditos em disciplina obrigatória da área de concentração, 3 (três) créditos em disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa às quais o projeto se vincula, 11 (onze) créditos em disciplinas eletivas, 6 (seis) créditos em dissertação. O Curso de Mestrado terá a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. As disciplinas obrigatórias, eletivas e obrigatórias de linhas são: Componentes CH CR Ementa O, E , OL
Metodologia da Pesquisa
60h
4
O campo de pesquisa e da intervenção na Educação Básica. Abordagens empírico-analítica, fenomenológica-hermenêutica e crítico-dialética. Concepção de realidade, de ciência e critério de cientificidade; a questão da quantidade e qualidade. Ciência e conhecimento científico. Método científico. Pesquisa e desenvolvimento científico. Métodos de pesquisa científica. Ética em pesquisa. Imbricações entre valores, consciência moral, implicação social da ciência, pesquisa, exercício profissional e responsabilidade social.
Obrigatória
Políticas, Sistemas Educacionais e Financiamento da Educação Básica
60h
4
Retrospectiva histórica da política educacional brasileira. Sistemas educacionais no Brasil. Estrutura e organização dos sistemas de ensino. Pressupostos legais, estrutura e organização dos sistemas de ensino. Educação comparada. A política de financiamento da educação no Brasil. Financiamento da Educação Básica. O espaço da administração pública: confrontos público e privado. Desafios atuais para a Educação brasileira.
Obrigatória
Seminário de Pesquisa
30h
2
A pesquisa em Educação. A pesquisa e as práticas educativas: Da investigação colaborativa à intervenção. Estrutura do projeto e a metodologia científica. Socialização e avaliação do projeto de pesquisa.
Obrigatória
Seminário de Dissertação
90h
6
Discussão das etapas iniciais de execução dos projetos de pesquisa dos mestrandos. Refinamento dos objetos de pesquisa, delimitação dos objetivos, definição e/ou reformulação das metodologias de estudo, definições de correntes teóricas.
Obrigatória
Didática e Metodologias de Ensino
45h
3
A identidade docente no contexto da educação básica. O planejamento escolar. As teorias pedagógicas clássicas e contemporâneas de educação. Metodologias de ensino das áreas do conhecimento (Linguagens, Humanidades, Ciências da Natureza e Matemática). Relação entre teoria e prática.
Obrigatória de linha
Educação Popular, Educação Não-formal e Movimentos Sociais
45h
3
História da Educação Popular. Concepções de Educação Popular. Movimentos Sociais e processos pedagógicos populares. Democracia, organização popular e Educação não formal.
Obrigatória de linha
Profissionais da Educação: Formação e Trabalho
30h
2
A natureza do trabalho docente. A formação e a profissionalização docente. Referenciais de construção da identidade e profissionalidade docente. As relações entre educação escolar e sociedade: o contexto social brasileiro, a educação básica e o ensino superior. As demandas pedagógicas para a educação básica. As hierarquizações e o senso comum presentes nas práticas docentes e escolares. Formação de professores reflexivos.
Eletiva
Educação, Cultura e Sociedade
30h
2
Formação do Estado Brasileiro. Estado e Classes Sociais. Globalização Econômica e Cultural. Neoliberalismo. Projetos sociais Emancipatórios e Movimentos Sociais. Educação Popular.
Eletiva
Gestão Educacional: Planejamento do Desenvolvimento Institucional
30h
2
Concepções de gestão das instituições de ensino. Gestão da educação básica e superior. Projeto de Desenvolvimento Institucional. Processo de gestão de escola no contexto da sociedade contemporânea. A formação dos gestores das instituições de ensino. Indicadores de qualidade social da educação.
Eletiva
Educação, Subjetividades e Cotidianidade
30h
2
Educação Intercultural. Diversidade sociocultural. Uma cultura para a Convivência Democrática. Identidade: subjetividade e intersubjetividade. Questões de gênero. Aprendizagem colaborativa e pelas experiências.
Eletiva
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
30h
2
Aspectos históricos, políticos e sociais da educação de jovens e adultos. Concepções de EJA. A Educação de pessoas Jovens e Adultas e a Educação Popular. Os espaços e os momentos históricos do desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Fundamentos teórico-metodológicos no processo de ensino e aprendizagem da EJA. Princípios norteadores da mediação pedagógica na EJA. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação de jovens e adultos trabalhadores. O currículo na EJA integrado a formação profissional.
Eletiva
Fundamentos da Educação Integral em Jornada Ampliada
30h
2
Educação integral e jornada escolar ampliada nas escolas públicas. Os macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Recursos didático-pedagógicos e financeiros para a escola em tempo integral.
Eletiva
Fundamentos da Educação Inclusiva
30h
2
Educação, Inclusão e Cultura. Pedagogia das diferenças. Novos paradigmas para as relações humanas. Diferentes tempos e espaços para a aprendizagem. Educação inclusiva para as deficiências.
Eletiva
Tecnologias da Informação em Educação
30h
2
Tecnologias da Informação, Educação e Sociedade. Ambientes educativos e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, presenciais e a distância. O ensino e a metodologia com diferentes tecnologias. A formação do professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Comunidades e Redes Virtuais de aprendizagem. Mídias Digitais. Cooperação x Colaboração. Abordagens pedagógicas em EaD.
Eletiva
Teorias do Currículo
30h
2
Teorias curriculares. Conceituações de Currículo. Paradigmas orientadores da construção curricular no ensino. Cultura e currículo. Teoria e prática: currículo, planejamento e avaliação na ação pedagógica.
Eletiva