Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular:

 

Para obtenção do título de Mestre Profissional em Educação, o mestrando deve integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em: 10 (dez) créditos em disciplina obrigatória da área de concentração, 3 (três) créditos em disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa às quais o projeto se vincula, 11 (onze) créditos em disciplinas eletivas, 6 (seis) créditos em dissertação. O Curso de Mestrado terá a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. 

As disciplinas obrigatórias, eletivas e obrigatórias de linhas são:

 

Componentes

 

 

CH

 

CR

 

Ementa

 

O, E , OL

 Metodologia da Pesquisa 60h 4 O campo de pesquisa e da intervenção na Educação Básica. Abordagens empírico-analítica, fenomenológica-hermenêutica e crítico-dialética. Concepção de realidade, de ciência e critério de cientificidade; a questão da quantidade e qualidade. Ciência e conhecimento científico. Método científico. Pesquisa e desenvolvimento científico. Métodos de pesquisa científica. Ética em pesquisa. Imbricações entre valores, consciência moral, implicação social da ciência, pesquisa, exercício profissional e responsabilidade social.   Obrigatória
Políticas, Sistemas Educacionais e Financiamento da Educação Básica 60h 4 Retrospectiva histórica da política educacional brasileira. Sistemas educacionais no Brasil. Estrutura e organização dos sistemas de ensino. Pressupostos legais, estrutura e organização dos sistemas de ensino. Educação comparada. A política de financiamento da educação no Brasil. Financiamento da Educação Básica. O espaço da administração pública: confrontos público e privado. Desafios atuais para a Educação brasileira.  Obrigatória
Seminário de Pesquisa 30h 2 A pesquisa em Educação. A pesquisa e as práticas educativas: Da investigação colaborativa à intervenção. Estrutura do projeto e a metodologia científica. Socialização e avaliação do projeto de pesquisa. Obrigatória
Seminário de Dissertação 90h 6 Discussão das etapas iniciais de execução dos projetos de pesquisa dos mestrandos. Refinamento dos objetos de pesquisa, delimitação dos objetivos, definição e/ou reformulação das metodologias de estudo, definições de correntes teóricas. Obrigatória
Didática e Metodologias de Ensino 45h 3 A identidade docente no contexto da educação básica.  O planejamento escolar. As teorias pedagógicas clássicas e contemporâneas de educação. Metodologias de ensino das áreas do conhecimento (Linguagens, Humanidades, Ciências da Natureza e Matemática). Relação entre teoria e prática. Obrigatória de linha
Educação Popular, Educação Não-formal e Movimentos Sociais 45h 3 História da Educação Popular. Concepções de Educação Popular. Movimentos Sociais e processos pedagógicos populares. Democracia, organização popular e Educação não formal. Obrigatória de linha
Profissionais da Educação: Formação e Trabalho 30h 2 A natureza do trabalho docente. A formação e a profissionalização docente. Referenciais de construção da identidade e profissionalidade docente. As relações entre educação escolar e sociedade: o contexto social brasileiro, a educação básica e o ensino superior. As demandas pedagógicas para a educação básica. As hierarquizações e o senso comum presentes nas práticas docentes e escolares. Formação de professores reflexivos. Eletiva
Educação, Cultura e Sociedade 30h 2 Formação do Estado Brasileiro. Estado e Classes Sociais. Globalização Econômica e Cultural. Neoliberalismo.  Projetos sociais Emancipatórios e Movimentos Sociais. Educação Popular.  Eletiva
Gestão Educacional: Planejamento do Desenvolvimento Institucional 30h 2 Concepções de gestão das instituições de ensino. Gestão da educação básica e superior. Projeto de Desenvolvimento Institucional. Processo de gestão de escola no contexto da sociedade contemporânea. A formação dos gestores das instituições de ensino. Indicadores de qualidade social da educação. Eletiva
Educação, Subjetividades e Cotidianidade 30h 2 Educação Intercultural. Diversidade sociocultural. Uma cultura para a Convivência Democrática.  Identidade: subjetividade e intersubjetividade. Questões de gênero. Aprendizagem colaborativa e pelas experiências. Eletiva
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos 30h 2 Aspectos históricos, políticos e sociais da educação de jovens e adultos. Concepções de EJA.  A Educação de pessoas Jovens e Adultas e a Educação Popular. Os espaços e os momentos históricos do desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Fundamentos teórico-metodológicos no processo de ensino e aprendizagem da EJA. Princípios norteadores da mediação pedagógica na EJA. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação de jovens e adultos trabalhadores. O currículo na EJA integrado a formação profissional. Eletiva
Fundamentos da Educação Integral em Jornada Ampliada 30h 2 Educação integral e jornada escolar ampliada nas escolas públicas. Os macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Recursos didático-pedagógicos e financeiros para a escola em tempo integral. Eletiva
Fundamentos da Educação Inclusiva 30h 2 Educação, Inclusão e Cultura. Pedagogia das diferenças. Novos paradigmas para as relações humanas. Diferentes tempos e espaços para a aprendizagem. Educação inclusiva para as deficiências. Eletiva
Tecnologias da Informação em Educação 30h 2 Tecnologias da Informação, Educação e Sociedade. Ambientes educativos e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, presenciais e a distância. O ensino e a metodologia com diferentes tecnologias. A formação do professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Comunidades e Redes Virtuais de aprendizagem. Mídias Digitais. Cooperação x Colaboração. Abordagens pedagógicas em EaD. Eletiva
Teorias do Currículo 30h 2 Teorias curriculares. Conceituações de Currículo. Paradigmas orientadores da construção curricular no ensino. Cultura e currículo. Teoria e prática: currículo, planejamento e avaliação na ação pedagógica. Eletiva