Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo produzem mosaicos em oficinas do Diversa
Ideia agora é utilizar os trabalhos como tampos para mesas no Saguão do Bloco A

Publicado em: 30 de outubro de 2018 13h10min / Atualizado em: 30 de outubro de 2018 13h10min

Uma arte milenar que auxilia no desenvolvimento da criatividade: assim são os mosaicos, elementos decorativos que podem ser aplicados em paredes de edifícios, pisos, quadros, tampos de mesa, bandejas, esculturas, etc. Na Semana do Diversa, realizada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim entre os dias 15 e 19 de outubro, o curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu oficinas sobre o tema. No total, 30 acadêmicos participaram, agregando novos conhecimentos em sua formação.

As duas oficinas foram ministradas pela professora Renata Franceschet Goettems. “Há alguns anos ganhei um curso de mosaico em uma das melhores escolas da Itália, a Scuola Mosaicisti del Friuli. Entendo que transmitir o conhecimento para os acadêmicos seja uma das formas de fazer valer o investimento que a associação italiana Friuli Nel Mondo fez ao me selecionar para o curso”, conta a docente.

Nas oficinas da Semana do Diversa foram produzidos dois mosaicos: um é uma releitura de um quadro de Mondrian e o outro é uma rosa dos ventos. A ideia agora é de utilizá-los como tampos para mesas no Saguão do Bloco A do Campus.

Segundo Renata, “o mosaico é uma arte milenar que deve ser resgatada. Tem tudo a ver com arquitetura e ajuda a trabalhar a criatividade, uma vez que é necessário avaliar cores, contrastes, materiais e imaginar como esses elementos se comportam quando estão juntos. Sendo uma forma de arte, os mosaicos comunicam intenções e culturas de determinadas épocas.”

A professora explica que os mosaicos podem ser feitos com diversos tipos de materiais, como vidro, cerâmica, pedra, galhos, etc. “Normalmente não são materiais recicláveis, mas podem ser utilizados restos de pedras de marmorarias, vidros, cerâmicas quebradas ou que não serão mais utilizadas. Evita-se trabalhar com plásticos ou materiais muito maleáveis, mas isso também vai depender da peça a ser criada. Os materiais mais utilizados ainda são pedras, mármores, granitos, cerâmicas e vidros leitosos.”

Quer aprender a fazer um mosaico? A professora da UFFS ensina abaixo.

1) Tenha uma base compatível com o local onde o mosaico será colocado. Se for para áreas externas, a base precisa ser impermeável. Se for para áreas internas, pode ser com qualquer tipo de material: madeira, compensado, etc.

2) Defina um desenho e escolha as cores das peças. As peças podem ser cerâmicas, pedras, granitos, basalto, mármore, seixo, madeira, vidro, etc.

3) Decalque o desenho tanto na base quanto em uma folha em separado.

4) Para sua segurança, utilize óculos de proteção no momento dos cortes.

5) Corte as peças conforme o desenho escolhido. Os cortes podem ser feitos com alicates de corte para ter mais controle da forma da peça, ou quebrando as peças com as mãos. Se optar pela primeira dica, utilize alicates maiores para cortes grosseiros e alicates menores para cortes mais precisos. Quanto mais próximas as peças estiverem, menos rejunte vai aparecer e mais delicado ficará o mosaico.

6) Monte o desenho fora da base sobre o decalque no papel, sem aplicar massa, para só depois colar as peças com argamassa colante sobre a base onde irá ficar.

Lembre-se:

- Mosaicos pequenos exigem instrumentos menores, como espátulas de artesanato, pinças e alicates pequenos. Mosaicos maiores podem ser feitos com materiais mais grosseiros, como alicates de corte grande e espátulas de metal com dimensões maiores.

- É importante sempre limpar a base caso a produção seja feita em mais de um dia.

Galeria de Imagens: