Agricultura de Precisão é tema de palestra na UFFS

Publicado em: 14 de dezembro de 2011 12h12min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min

A convite do Colegiado do Curso de Agronomia, o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Telmo Amado, esteve nesta terça-feira 13, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim para palestrar sobre o tema Agricultura de Precisão.

A agricultura de precisão é um conjunto de tecnologias de informação utilizadas como ferramentas de gestão na produção agrícola, buscando a melhoria da eficiência de uso dos insumos, da mecanização e, em última análise, da produção agrícola. Segundo o professor Amado, “é uma forma moderna de gerenciamento da atividade agrícola, objetivando aumento da produtividade, racionalização do uso de insumos e a preservação ambiental, visando a sustentabilidade da agricultura. Visa ainda aplicar os insumos agrícolas no local correto (espaço), no momento adequado (tempo), e nas doses necessárias (quantidade) para a produção agrícola”.

Aproximadamente 180 pessoas participaram da palestra, entre produtores rurais da região do Alto Uruguai, professores da UFFS campus Erechim, da Universidade Regional Integrada (URI) campus Erechim, acadêmicos de Agronomia da UFFS, da URI, do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU) campus Getúlio Vargas e estudantes do Colégio Agrícola de Erechim.

Segundo o professor da UFFS – Campus Erechim e organizador da atividade, Gismael Perin, “o tema em si é empolgante, pois apresenta alternativas para os agricultores melhorarem sua eficiência na produção de alimentos, pelo uso de conceitos e técnicas que minimizam o aporte de insumos externos (fertilizantes químicos e agroquímicos), aumentam a produtividade e diminuem o risco de perdas na produção”.