Publicado em: 06 de junho de 2012 10h06min / Atualizado em: 12 de janeiro de 2017 09h01min
Um episódio que marcou a história do Sul do país foi o assunto da aula inaugural do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, realizada na noite de terça-feira (5). Com o tema “Desvendando o centenário da Guerra do Contestado: diálogo com as fontes”, o professor do curso de História da UFFS – Campus Chapecó, Delmir José Valentini, falou sobre as aspectos que envolveram o contexto do conflito, ocorrido entre 1912 e 1916. Valentini também indicou aos acadêmicos perspectivas e possibilidades de estudos e pesquisas bem como fontes para possíveis interlocuções.
Segundo o professor, apesar de ter sido um conflito de enormes proporções na história do Brasil e, particularmente, dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, a Guerra do Contestado, por muito tempo, foi pouco investigada pela historiografia. “Ainda hoje paira como um tema desconhecido e ao qual não se dedicou o devido estudo”, explica.
Valentini destacou o fato da UFFS estar inserida no território que abrange a chamada Região do Contestado. “Ninguém mais autorizado a buscar e instigar o conhecimento histórico da região do que a própria Universidade”, argumenta. Segundo ele, o campo de pesquisa é bastante amplo, envolvendo questões religiosas, políticas, sociais, econômicas, de fronteira, que podem e devem ser exploradas. “A Guerra do Contestado é um tema tão amplo que faculta a inserção de pesquisadores de diferentes áreas em seu estudo: sociólogos, antropólogos, linguistas, e historiadores, principalmente”, conclui.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação