Publicado em: 10 de julho de 2012 13h07min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min
Os sinais das intervenções feitas pela comunidade escolar são visíveis na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo. Desde 2011, professores e estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, integrantes da comunidade escolar e do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), compartilham experiências e saberes por meio do projeto de extensão “Escola Mais Sustentável: novos olhares sobre as dimensões da sustentabilidade”. No dia 30 de junho foi realizada a última atividade do projeto, depois da implementação de uma série de ações, entre as quais a instalação de um sistema de aquecimento solar de água; captação da água da chuva; construção de mosaicos e implantação de horta mandala.
“Foram realizados nove Diálogos e nove Oficinas. As atividades tiveram como tema articulador a sustentabilidade numa perspectiva multidimensional”, explica a coordenadora do projeto e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFFS – Campus Erechim, Nauíra Zanardo Zanin. Segundo ela, no ano passado a Universidade firmou um convênio com a prefeitura e com a Escola Érico Veríssimo para a utilização de salas de aula no local. Essa proximidade física motivou um grupo de professores da UFFS a apresentar o projeto de extensão, que foi construído de forma participativa e buscou desenvolver atividades com toda a comunidade escolar, no intuito de estabelecer um diálogo continuado com esse grupo sobre temas como a preservação e recuperação do ambiente local.
Conforme a coordenadora, a realização do projeto se assentou sobre a perspectiva da escola como um espaço fundamental para a realização de ações multiplicadoras que possam, de imediato e no futuro, atuar visando contribuir com a proteção ambiental do planeta. Os estudantes da escola participaram das Oficinas, planejadas especialmente para eles de acordo com a faixa etária; os professores dos Diálogos, que tiveram como meta incentivar a reflexão sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade; os pais dos estudantes de momentos de sensibilização com o objetivo de fazê-los conhecer as atividades desenvolvidas na escola e torná-los agentes multiplicadores.
“Esse projeto demandou muito envolvimento, por parte de todos, e tanto a equipe da UFFS, quanto da Escola Érico, demonstraram ao final estarem satisfeitos e de certa forma impressionados por atingirem a sua realização, devido às dificuldades encontradas durante a execução. É importante ressaltar que isso só foi possível devido à participação dos colaboradores do projeto”, argumenta Nauíra. Um grupo de 15 professores e técnico-administrativos da UFFS – Campus Erechim auxiliaram no desenvolvimento das ações, em diferentes momentos.
Mobilização
A atual diretora da escola estadual, Adelice Bertuol, explica que antes de o projeto “Escola Mais Sustentável” iniciar as atividades a instituição já mantinha uma parceria com o Capa para a manutenção de uma horta. A colaboração com a UFFS ampliou as possibilidades de atuação. “Nós nos envolvemos enquanto fazer pedagógico, a escola toda direcionou suas ações para as temáticas trabalhadas”, afirma. A instituição conta com aproximadamente 700 estudantes, do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Conforme a diretora, todos, em algum momento, foram envolvidos no projeto de extensão.
“Enquanto escola, nós temos a obrigação de oferecer essas oportunidades para os estudantes, lidamos com diferentes consciências, mas acreditamos que na maioria o trabalho causou algum resultado em termos de percepção sobre a necessidade de cuidar melhor do nosso planeta”, declara. Adelice ainda fez questão de pontuar que as atividades só tiveram êxito porque a comunidade escolar e as instituições parceiras se mobilizaram. “A diretora da escola na época, Luciana Alesso, foi muito corajosa em assumir esse projeto, ao qual a comunidade realmente se integrou”, afirma.
No início de junho a Escola Estadual Érico Veríssimo recebeu o Certificado Ambiental Dr. Sérgio Benito Maccagnini, da Câmara de Vereadores de Erechim, como reconhecimento às ações desenvolvidas em prol do meio ambiente, entre os quais aquelas que integraram o projeto “Escola Mais Sustentável”. Informações adicionais podem ser obtidas no blog criado para compartilhar dados sobre a iniciativa de extensão.
EQUIPE DE TRABALHO DO PROJETO "ESCOLA MAIS SUSTENTÁVEL"
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Coordenação do projeto:
-
Nauíra Zanardo Zanin
Colaboradores:
-
Ulisses Pereira de Mello
-
Thiago Ingrassia Pereira
-
Anderson André Genro Alves
-
Bárbara Cristina Pasa
-
Maria das Graças Velho do Amaral
-
Alfredo Castamann
-
Marilane Maria Wolff Paim
-
Juçara Spinelli
-
Daniel Francisco de Bem
-
Márcio Freitas Eduardo
-
Maria Sílvia Cristófoli
-
Ivone Maria Mendes Silva
-
Luis Eduardo Modler
-
Adelar Pes
-
Naudio Ladir Diering
Bolsistas:
-
Marina Bellé
-
Elis Regina Stadloeber
Voluntários:
-
Ana Lúcia Roessler Mohr
-
Luciana Klein
-
Alexander Arcari
-
Amadeus Reolon
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ÉRICO VERÍSSIMO
-
Luciana Alesso
-
Adelice Bertuol
-
Cheila Maria Milczareck
-
Paula Maria Zanotelli
-
Sintiagly Ribeiro Batistel
-
Maria Inês Vanz Marcolin
-
Tânia Nara Cervi
-
Neivacir Fátima Tedesco
-
Patric Machado de Menezes
Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA)
Coordenadora:
-
Ingrid Margarete Giesel
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS