Publicado em: 08 de agosto de 2012 13h08min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min
“Educação Afro e Indígena: conceitos, práticas e estudos”. Este será o tema da segunda Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, que ocorrerá no período de 27 a 31 de agosto. Estudantes e profissionais da área ou que estudam temas afins e tenham interesse em divulgar trabalhos durante o evento devem encaminhar os resumos, por e-mail (publicacoes.dahisuffserechim@gmail.com), até o dia 17 de agosto.
Os estudos poderão ser inscritos em três Grupos de Trabalho (GTs): Práticas de Ensino; Poder e Sociedade; e Estudos Culturais. No momento do envio do resumo o autor deve indicar o grupo ao qual está submetendo o trabalho.
Conforme o presidente do Diretório Acadêmico de História (Dahis) Olga Benário, Vinícius de Oliveira, a divulgação dos trabalhos selecionados ocorrerá a partir do dia 20 de agosto, por meio do blog www.dahisuffserechim.blogspot.com.br. Para ouvintes não é necessário fazer inscrição prévia. A Semana Acadêmica é organizada pelo Dahis e não há custo para participação da comunidade acadêmica ou externa.
Debate
O coordenador do Curso de Licenciatura em História da UFFS – Campus Erechim, Fábio Feltrin de Souza, lembra que a lei 11.645 de 2008 determina que “nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena”. Segundo ele, a criação de lei ocorre em um contexto de aprofundamento do processo de consolidação da democracia pluralista no Brasil e mostra como os grupos sociais percebem na educação escolar um meio de legitimar suas estratégias políticas e desconstruir discursos que justificam sua marginalização e exclusão.
“A obrigatoriedade implica, em princípio, na reformulação de currículos universitários, na demanda por profissionais de história com pesquisas sobre temas relacionados ao imperativo da lei e na qualificação profissional dos atuais e dos futuros professores de História”, pondera.
Programação
27/08 – Segunda-feira
Profº Eduardo Natalino dos Santos (USP)
“Conceitos fundamentais para o estudo e o ensino da história dos povos ameríndios de tempos pré-hispânicos e coloniais”
Profº Gerson Fraga (UFFS)
“O eterno outro: a construção da figura indígena ao longo da História do Brasil”
28/08 – Terça-feira
Profª Claudia Mortari Malavota (Udesc)
“A escravidão na África: algumas perspectivas historiográficas”
Prof° José Rivair Macedo (UFRGS)
“Considerações sobre o ensino de História da África”
29/08 – Quarta-feira
Apresentação de trabalhos
30/08 - Quinta-feira
Profº Luiz Dario Ribeiro (UFRGS)
“Alguns problemas para o estudo da História da África”
Profº Daniel de Bem (UFFS)
“Música, religião e sociabilidade: constelações de elementos afro-brasileiros na experiência brasileira contemporânea”
31/08 – Sexta-feira
Profª Luisa Wittmann (Udesc)
“Flautas e Maracás: música nas aldeias jesuíticas da América Portuguesa”
Profª Juliana Schneider Medeiros (UFRGS)
“Educação escolar indígena: realidade e perspectivas”
Obs: Todas as atividades acontecem a partir das 19h15. Na segunda-feira no Centro Cultural 25 de Julho e nas demais noites no auditório da UFFS.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS