Publicado em: 26 de setembro de 2018 10h09min / Atualizado em: 15 de outubro de 2018 08h10min
Palestras, mesas de debates, apresentações de trabalhos, minicursos e oficinas: estas são algumas das atividades que ocorrem entre 15 e 19 de outubro na Semana do Diversa, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Aglomerando diferentes eventos ao longo de uma semana inteira, a Semana do Diversa é o momento em que a UFFS compartilha sua produção acadêmica e cultural não apenas com seus estudantes, mas também com toda a comunidade externa. Estão marcados para esses dias o VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), V Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e I Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul, III Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas: desafios contemporâneos e I Festival de Cultura de Fronteira da UFFS.
Palestras principais
A palestra de abertura da Semana do Diversa está marcada para a noite do dia 15, com o professor Carlos Benedito Martins, da Universidade de Brasília (UnB), que abordará o tema “A Universidade e a pesquisa interdisciplinar”. No dia seguinte, os professores Atilio Butturi Júnior e Sandra Caponi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrarão a mesa redonda “Biopolítica: abordagens interdisciplinares”.
No dia 17 é a vez de Marcos Pó, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Ronaldo Bernardino Colvero, da Unipampa, abordarem “O desafio da implementação dos cursos interdisciplinares”. Na quinta-feira 18, Tatyana de Amaral Maia, da PUC-RS, e Alexandre Samis, do Colégio Pedro II, farão um diálogo com o tema “Ação coletiva, movimentos sociais e lutas por direitos” e também lançarão livros. A última grande palestra é na sexta-feira, com Luísa Wittmann, da Udesc, e Celso Sanchez, da UniRio, que abordarão o tema “Descolonizar o conhecimento, romper as distâncias”.
Outro destaque é a palestra de abertura do V Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e I Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul, no dia 18, com o professor Ivan Penteado Dourado, da UPF, com o tema “Um diálogo interdisciplinar entre Educação, Biologia e Filosofia nas desigualdades sociais nacionais”.
Apresentação de trabalhos
Os bolsistas de Iniciação Científica de fontes externas de fomento participarão, durante a Semana do Diversa, da VIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da UFFS, que neste ano ocorre no Campus Realeza, no Paraná, nos dias 16 e 17 de outubro. Os demais trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos no Campus Erechim serão apresentados no campus local. Trata-se de mais uma oportunidade para toda a comunidade conhecer a produção acadêmica da UFFS.
Minicursos, oficinas e Festival de Cultura
A Semana do Diversa oportunizará para o público oficinas e minicursos de temáticas variadas, como: custos e orçamentação para engenharia ambiental e sanitária, oficina de mosaico, escrita científica, anarquismo e lutas sociais, ecotoxicologia aquática, organização dos espaços e tempos na escola infantil, elaboração de mapas temáticos da microrregião de Erechim com o software QGIS, entre outros.
Neste ano, outra novidade do evento é o I Festival de Cultura de Fronteira da UFFS. A etapa local do festival ocorre ao longo da Semana, com apresentações variadas. Uma atividade musical no dia 19, a partir das 19h, já está marcada. O restante da programação do Festival ainda está sendo definido, e os interessados em participar nas modalidades de Curtas de Bolso (Audiovisual), Literatura, Fotografia, Música e Artes Cênicas podem efetuar inscrição até sexta-feira (5).
A programação completa da Semana do Diversa pode ser baixada no arquivo anexo a esta notícia (abaixo) e também pode ser conferida na Agenda do Campus.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
05 de fevereiro de 2025
Extensão
05 de fevereiro de 2025
Cerro Largo
03 de fevereiro de 2025
Erechim
03 de fevereiro de 2025
Cerro Largo
31 de janeiro de 2025
Chapecó