Publicado em: 03 de dezembro de 2015 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 11h01min
Para além de garantir a seus egressos uma formação de qualidade, que assegure o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício da profissão, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim assume uma postura crítica frente aos problemas sociais e busca desenvolver atividades que despertem o espírito crítico nos seus alunos, permitindo que se tornem arquitetos capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
“Os aspectos sociais, no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo, são amplamente trabalhados ao longo do curso, nas esferas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, e, no trabalho final de graduação, os alunos são especialmente incentivados a desenvolverem pesquisas e trabalhos a partir de uma postura crítica e reflexiva frente às problemáticas urbanas e às causas sociais, ressaltando o papel social do arquiteto e urbanista”, explica o professor do curso, Ricardo Socas Wiese.
Um dos resultados dessa postura adotada pelo curso foi a indicação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "Menores Abandonados – outro olhar sobre a desfiliação" para concorrer, este ano, ao Prêmio CAIXA IAB/RS José Albano Volkmer. O trabalho é de autoria de Emanuelle Weber Feijó, formada em 2014, na primeira turma de Arquitetura e Urbanismo do Campus Erechim. Emanuelle recebeu o diploma de Menção Honrosa do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) como o melhor trabalho de conclusão de curso de sua turma e concorreu ao prêmio com os melhores TCCs produzidos em 2014 por turmas de formandos de cursos de Arquitetura e Urbanismo de todo o Rio Grande do Sul. O objetivo do Prêmio, promovido pelo IAB/RS e patrocinado pela CAIXA, é valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica.
"Menores Abandonados – outro olhar sobre a desfiliação" é um projeto de qualificação do abrigo provisório Lar Anjo Gabriel, criado em 1995 e administrado pelo município de Concórdia/SC. A sede do Lar, que é fisicamente isolada da cidade, foi um centro de pesquisas e criação de suínos da Embrapa e, ao longo de seus 20 anos de existência, poucas reformas foram realizadas para atender à sua função atual. O projeto apresenta uma proposta de resolução do problema da estrutura, pouco adequada à função de abrigo provisório, criando um parque urbano com ambientes com fins educativos, terapêuticos, culturais e de lazer, abertos à comunidade, proporcionando uma minimização das barreiras físicas e sociais que desvinculam o Lar do restante da cidade e estimulando o olhar da sociedade para o tema do abandono infanto-juvenil. Ainda, no mesmo espaço, há a proposta de um novo abrigo para os menores abandonados, com a privacidade necessária mas, ao mesmo tempo, conectado com o parque e a cidade. “A discussão sobre o tema é bem ampla, envolve muitos aspectos, tanto arquitetônicos como sociais, e toca em pontos muito sensíveis à sociedade como abandono, negligência, preconceito, isolamento, violência. Por isso, foi necessário analisar leis, teorias, comportamento social, entre outros temas, com o objetivo de dar um novo olhar para essa realidade”, explica Emanuelle.
Para Wiese, que também foi orientador do projeto, “a premiação tem especial relevância uma vez que coloca a UFFS em evidência no cenário das escolas de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, permitindo que o curso possa mostrar seus resultados, frutos de um trabalho coletivo de toda a equipe de docentes e técnicos que contribuíram para a formação dos acadêmicos ao longo dos primeiros cinco anos de existência do curso”.
Atualmente, Emanuele é trainee no projeto de Extensão Lab_Croki da UFFS – Campus Erechim e trabalha em um escritório de arquitetura, cujos profissionais conheceu ao apresentar o seu projeto em função da indicação ao prêmio e pelo recebimento da menção honrosa.
O TCC de Emanuelle ainda concorre, esse ano, ao 26º Ópera Prima, maior concurso nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Brasil, para formandos 2014.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09 de janeiro de 2025
Editora
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação