Publicado em: 19 de novembro de 2014 12h11min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min
Estudantes e professores supervisores da educação básica da rede estadual que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim tiveram um momento de formação e socialização de experiências durante esta quarta-feira (19). Também ocorreu o lançamento de dois livros, que sistematizam as vivências e exercícios de iniciação à docência efetivados no período de 2011 a 2013.
A formação se constituiu em duas oficinas: “Leitura e Produção Textual”, sob a coordenação da professora Angela Derlise Stube, e “Pesquisa como estratégia de ensino”, com a orientação da professora Ione Inês Pinson Slongo. Ambas integram a coordenação de gestão do Pibid institucional. As oficinas foram simultâneas, repetidas nos dois períodos.
Conforme os organizadores, o objetivo foi a qualificação acadêmica dos envolvidos, via práticas de leitura e produção escrita, bem como a reflexão sobre a qualificação do ensino, subsidiado pela pesquisa em suas múltiplas interfaces. Ambos são compromissos assumidos pela UFFS junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) quando da aprovação do projeto institucional do Pibid e de seus múltiplos subprojetos (no total 23 distribuídos em quatro campi da Universidade).
Paralelamente às oficinas, no período da tarde, foi realizada uma reunião de avaliação e acompanhamento das metas e dos objetivos dos subprojetos do Pibid em desenvolvimento no Campus Erechim. Participaram dela os diretores das escolas parceiras e supervisores. A atividade foi coordenada pelo professor Jeferson Saccol Ferreira.
Lançamento de livros e avaliação
Para fechar a programação aconteceu o lançamento de dois livros: “Iniciação à Docência: experiências, significações e perspectivas” e “Pibid na UFFS: pressupostos, investigação e experiências”. O primeiro teve como objetivo explicitar o olhar dos estudantes e supervisores envolvidos no Pibid sobre as práticas de leitura, escrita, intervenções e participações iniciais na docência da Educação Básica. São 19 artigos e relatos de experiências. A organização do trabalho foi dos professores Jeferson Saccol Ferreira, Maria Lucia Marocco Maraschin e Morgana Fabiola Cambrussi, com a contribuição dos estudantes bolsistas, que são autores de alguns artigos.
Já a segunda obra é constituída por 14 artigos escritos pelos coordenadores de área e colaboradores, e traz reflexões, possibilidades e dificuldades que subsidiaram a construção da participação da UFFS no edital do Pibid vigente. A organização coube aos professores Clovis Alencar Butzge, Marilane Wolff Paim e Roque Ismael da Costa Gullich.
Durante o lançamento os autores de artigos receberam exemplares das obras.
Pibid no Campus Erechim
Atualmente o Pibid conta com seis subprojetos no Campus Erechim (Geografia, História, Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia, Interdisciplinar). Há 82 estudantes bolsistas de Iniciação à Docência e 15 supervisores (professores da educação básica da rede estadual).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09 de janeiro de 2025
Editora
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação