Colóquio de Filosofia reúne pesquisadores e estudantes no Campus Erechim

Publicado em: 27 de novembro de 2012 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

Abriu oficialmente na noite de segunda-feira (26) o 2º Colóquio de Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que nesta edição acontece no Campus Erechim. A programação se estende até quinta-feira (29) com debates sobre o modo como Aristóteles, Kant e Wittgenstein fundamentam o seu sistema de pensamento, passando por questões que tangem ao processo do conhecimento e relacionam a Filosofia com outras áreas do saber. O subtítulo do evento carrega essas marcas: Temas de Epistemologia e Metafísica.

A atividade reúne docentes e estudantes dos cursos de Filosofia da UFFS dos campi Chapecó e Erechim, conferencistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de interessados pela temática da comunidade externa e de outras instituições de ensino superior inscritos previamente.

Conforme o coordenador do Colóquio, professor Marcio Soares, esse tipo de atividade é essencial para o desenvolvimento de um espírito acadêmico na UFFS, que proporcione produção de conhecimento para além da sala de aula. “Sobretudo em uma universidade jovem como a nossa, que está começando e precisa construir uma vida acadêmica, um espírito acadêmico, esse evento certamente contribui significativamente, em especial no que diz respeito à consolidação da área de Filosofia na UFFS”, afirmou.

As atividades do Colóquio iniciaram ainda na tarde de segunda-feira com o minicurso “O conceito de verdade na Metafísica de Aristóteles: a complementaridade entre lógica e ontologia”, ministrado pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Nazareno Eduardo de Almeida. Na noite de abertura a conferência ficou a cargo do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rogério Fabianne Saucedo Corrêa. O tema foi “Conhecimento e Matemática no Tractatus Logico-Philosophicus”.

Durante a semana serão, ainda, mais três conferências no auditório da UFFS – Campus Erechim, nas noites de terça-feira (27), quarta-feira (28) e quinta-feira (29), além de duas reuniões dos Grupos de Pesquisa que apoiam o evento: o Grupo de Pesquisa “Teoria do conhecimento e Educação” realizará reunião aberta a todos os interessados na quarta à tarde, já o Grupo “Pesquisas em Filosofia Moderna e Contemporânea” realizará encontro na quinta à tarde. Ambas as reuniões serão realizadas na sala de aula número cinco, a partir das 14h.

A segunda edição do Colóquio é uma promoção dos cursos de graduação da UFFS em Filosofia dos campi Erechim e Chapecó e do Grupo de Trabalho (GT) Pró Pós-graduação em Filosofia da UFFS (PROPEPG). O evento está previsto para acontecer a cada dois anos, sendo que a próxima edição deverá ser realizada no Campus Chapecó.

Perspectivas

Os coordenadores dos cursos de Filosofia da UFFS no Campus Chapecó, Juliano Paccos Caram, e no Campus Erechim, Thiago Soares Leite, destacaram a troca de conhecimento e a convivência que a ação integrada proporciona. “Às vezes se tem a impressão de que a universidade é apenas a sala de aula, mas a universidade não é só isso. A universidade é mais, isso aqui também é universidade”, afirmou Soares Leite.

O coordenador acadêmico do Campus Erechim, Luis Fernando Santos Corrêa da Silva, destacou a importância da reflexão filosófica para as demais áreas do conhecimento. “Eu tenho certeza que a importância da reflexão filosófica não se encerra em si mesma, ela é de fundamental importância para as demais áreas do conhecimento”, ponderou. Ele também destacou a iniciativa dos colegiados dos cursos de Filosofia por se desafiarem a desenvolver o Colóquio conjuntamente.