Conselho Comunitário debate agrotóxicos e alimentação saudável
De acordo com o professor Ulisses de Melo, o Rio Grande do Sul é o 4º estado brasileiro no consumo dos agentes químicos

Publicado em: 07 de junho de 2017 09h06min / Atualizado em: 07 de junho de 2017 09h06min

A 3ª Sessão Ordinária do Conselho Comunitário da UFFS – Campus Erechim, que ocorreu na terça-feira (6), contou com um debate especial alusivo à Semana do Meio Ambiente. Na ocasião, o professor Ulisses Pereira de Melo falou sobre a questão dos agrotóxicos e o crescimento da sua utilização. O Rio Grande do Sul é o 4º estado brasileiro no consumo desses agentes químicos.

O docente falou sobre a sua preocupação na concentração de mercado por parte das indústrias, que acabam por influenciar também a definição de políticas e estratégias de utilização dos agrotóxicos. Ulisses afirmou que a Universidade precisa trabalhar com o estabelecimento de metas e metodologias para programas de transições agroecológicas nas comunidades. Foram destacados também alguns trabalhos desenvolvidos por alunos e docentes que apontam para o alto índice de toxicidade em agentes utilizados por agricultores da Região do Alto Uruguai.

O professor Altemir José Mossi também participou do debate e salientou a importância de toda a comunidade regional entender o papel da UFFS na sociedade, a partir dos objetivos de sua criação. Como exemplo, Mossi referiu-se à ênfase em agroecologia do curso de Agronomia, sendo que é necessário um movimento de todas as áreas para que a Instituição de fato compreenda a importância do assunto a partir da perspectiva da sustentabilidade.