Publicado em: 02 de outubro de 2018 08h10min / Atualizado em: 02 de outubro de 2018 17h10min
O Conselho de Campus da UFFS – Campus Erechim aprovou, durante a 8ª Sessão Ordinária de 2018, que ocorreu no dia 24 de setembro, a proposta de implantação das Unidades Acadêmicas (UNAs). O documento foi formulado por uma comissão constituída em 2016 e seguirá agora para apreciação do Conselho Universitário (CONSUNI).
Os trabalhos da comissão iniciaram com a definição da metodologia de trabalho e de um cronograma. Em 2017 foi aplicado um questionário aos docentes do Campus para aferição das afinidades de trabalho e atuação entre os cursos. Conforme o parecer apresentado, ao final de cada uma das etapas foi efetuada uma plenária geral com a comunidade acadêmica para apresentação e análise dos resultados e da síntese produzida pela Comissão.
A primeira e a segunda plenária ocorreram, respectivamente, nos dias 22 de março e 13 de junho de 2017. Nesta última, a comissão apresentou o resultado da aferição da percepção da comunidade acadêmica a respeito de afinidades entre os cursos existentes no Campus.
Sessão do Conselho de Campus realizada no dia 24 de setembro aprovou o documento
O documento propõe a criação de quatro UNAs no Campus Erechim, compostas pelas áreas afins que abrangem os cursos com a seguinte demarcação:
1 – Cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental;
2 - Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Geografia;
3 - Cursos de Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo, Pedagogia e Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação;
4 - Cursos de Graduação em Ciências Sociais, História, Filosofia e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.
As Unidades Acadêmicas serão órgãos de lotação docente, com identidade epistemológica e atribuições de gestão acadêmica (oferta de cursos, realização de pesquisa e extensão) e administrativa (gestão de recursos e pessoas). Têm por objetivo organizar a oferta das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão no Campus de forma descentralizada e democrática.
A organização do Campus em UNAs demarcadas em campos do conhecimento afins é uma forma de garantir a isonomia de representatividade e participação na vida administrativa institucional, pois efetiva a descentralização, garantindo a participação mais direta na condução da vida acadêmica da UFFS.
Cada Unidade Acadêmica terá uma coordenação geral, formada por um coordenador geral e um adjunto, além de um órgão colegiado de deliberação, conforme os Artigos 36 e 37 do Estatuto da UFFS.
Detalhes nos arquivos anexos a esta notícia (abaixo).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09 de janeiro de 2025
Editora
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação