Publicado em: 16 de novembro de 2011 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 08h01min
“Vida é Jogo: ensaios de História, Cinema e Esporte”. Esse é o título do livro lançando durante a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, do qual o coordenador do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Gerson Wasen Fraga, é um dos autores.
O livro, que aborda a relação dos esportes com a História através do Cinema, tem como organizadores o professores de História da América, Cesar Guazzelli, junto com o professor no Instituto Farroupilha, Campus Charqueadas, Charles Domingos, o professor da rede municipal de Tapes/RS, José Orestes Beck, e o doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Rafael Quinsani.
O livro é resultado de um ciclo de cinema realizado no primeiro semestre na Sala Redenção, em Porto Alegre, onde filmes que se relacionavam às temáticas da História e do Esporte eram exibidos e comentados por dois debatedores. Outras quatro edições já foram realizadas, sempre envolvendo o Cinema e a História ligados a alguma outra temática, e resultando na publicação de um livro. Fraga participa desde a terceira edição, “A Prova dos 9”, realizada em 2009, e que privilegiou filmes em que a abordagem tivesse relação com acontecimentos históricos ocorridos nos últimos anos de cada década ao longo do século XX. No ano passado, foi a vez de “Tio Sam vai à guerra: os conflitos bélicos dos Estados Unidos através do cinema”, onde o professor teve a oportunidade de trabalhar sobre a Guerra Civil em El Salvador na década de 1980.
Segundo Fraga, este foi o ciclo mais ousado dos cinco até agora realizados, uma vez que privilegiou uma temática que ainda se ressente de validade no mundo acadêmico, visto que o esporte, apesar de ocupar boa parte de nossos tempos e de nossa atenção, ainda sofre com certo preconceito, sendo considerado assunto de menor importância diante de outras questões.
Na obra, Fraga assina dois textos. Junto com o professor Cesar Guazzelli, há o texto “O caminho para Berna passou por Kiev: queda e ascensão da Deutsch Nationalmannschaft Fussball”, onde os significados da conquista da Copa do Mundo de 1954 pela seleção alemã são analisados a partir do filme “O Milagre de Berna”. Além deste, há o texto “O Caminho de San Diego e a Odisséia de Benítez”, onde o mote para a discussão está sobre o filme “O Caminho de San Diego”, que tem como pano de fundo a comoção do povo argentino a partir da internação de Diego Armando Maradona em uma clínica para recuperação de um problema cardíaco.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS