Diferentes lógicas de ocupação são observadas in loco por estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Erechim

Publicado em: 05 de dezembro de 2012 12h12min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

Observar as diferentes lógicas de ocupação da cidade. Esse foi o foco da viagem de estudos realizada por 22 alunos da sexta fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim a Florianópolis (SC). Nos dias 29 e 30 eles estiveram na capital catarinense para conhecer diferentes formas de ocupação urbana. “Florianópolis é muito sintomática dessas diferentes lógicas de ocupação”, explica o professor Murad Jorge Mussi Vaz, que acompanhou o grupo.

 Conforme ele, esse tipo de estudo in loco é importante para os acadêmicos nesse período, especialmente porque a partir da sexta fase se aprofundam os conhecimentos na área do Urbanismo, com disciplinas específicas.

Durante a viagem os estudantes tiveram a oportunidade de observar a intervenção urbanística do aterro da baía Norte, o processo de verticalização do eixo central da ilha, o Centro Histórico e o Centro Cívico, além de áreas de ocupação de populações de diferentes extratos de renda. O bairro Jurerê Internacional foi um dos visitados, bem como áreas de ocupação em encostas. Os estudantes conheceram três comunidades localizadas nessas áreas: Monte Serrat, Caieira e Serrinha.

Murad conta que nesses três complexos foi possível conhecer obras de urbanização e habitação que estão sendo executadas por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Nessa linha, os estudantes também conheceram a Vila Cachoeira, conjunto habitacional implantado há cerca de 15 anos e que conta com características bastante particulares, como as casas com área construída muito pequena, embora com dois pavimentos e um pequeno sótão.

Além disso, os estudantes também observaram a arquitetura luso militar da Fortaleza São José da Ponta Grossa, além da ocupação nas cercanias da Lagoa da Conceição, com sua tradicional Avenida das Rendeiras.

Além do professor Murad, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Erechim, Daniella Reche, e o técnico-administrativo Vítor José Gowacki acompanharam o grupo.