Publicado em: 26 de abril de 2016 13h04min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2017 08h02min
Os docentes da UFFS – Campus Erechim Fábio Feltrin de Souza (foto) e Cassio Cunha Soares são os organizadores do livro “Cinema e Sociedade: resistência e jogos de poder”, publicado pela Paco Editorial. O livro é um dos resultados da última edição do Projeto de Extensão “Cinema e Sociedade”, desenvolvido no Campus Erechim nos anos de 2011, 2012 e 2014.
Sobre a escolha do tema, Feltrin diz que “o cinema é um recurso passível de oferecer fontes inesgotáveis para a reflexão social, histórica e filosófica sobre a cultura moderna, seja como um dos produtos mais bem delimitados da mencionada indústria cultural, expressão narrativa de valores dominantes ou dissidentes, documento ou registro de época ou como referência imagética de representações estéticas, entre outros aspectos”.
O livro traz 10 artigos escritos por docentes da UFFS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em cada um deles, um filme ligado à temática Resistências e Jogos de Poder é comentado com o objetivo de problematizar questões relativas à contracultura e ao engajamento geracional, às políticas de subversão, aos processos de subjetivação e configurações identitárias, à atualidade dos debates sobre classe, raça e gênero (especialmente quando entrecruzados), aos impactos do neoliberalismo e às relações entre cinema e história.
A edição do livro foi possível com recursos dos grupos de pesquisa apoiadores do projeto: Grupo de Pesquisa Anticapitalismo e Sociabilidades Emergentes (GPASE) e Grupo de Pesquisa Historiografia, Linguagens e Memória (HLM).
O livro será oficialmente lançado durante o XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC: História e Movimentos Sociais, que será realizado de 7 a 10 de junho na UFFS – Campus Chapecó. Há exemplares disponíveis na Biblioteca do Campus Erechim.
O Projeto de Extensão
O Projeto de Extensão Cinema e Sociedade foi criado por um grupo de professores dos cursos de Ciências Sociais e História da UFFS – Campus Erechim. Em sua primeira edição, no ano de 2011, o tema escolhido foi “Resistência e Opressão” e buscou fomentar a reflexão sobre determinados processos político-econômicos do sistema capitalista no Brasil e no exterior. A segunda edição, em 2012, teve como foco “Utopia, Distopia e Heterotopia” e oportunizou a discussão de temas como modernidade, pós-modernidade, classes sociais, revolução, capitalismo, socialismo, iluminismo, ciência, relações de gênero. Em 2014, no terceiro ciclo do projeto, intitulado “Resistências e Jogos de Poder”, o debate girou em torno de projetos de resistência pulverizados que proporcionam alternativas heterodoxas de luta contra os vários poderes estabelecidos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09 de janeiro de 2025
Editora
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação