Egressos de Ciências Sociais do Campus Erechim têm experiências de estágios publicadas em livro

Publicado em: 04 de dezembro de 2015 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 11h01min

Os resultados dos trabalhos realizados pelos 10 primeiros licenciados em Ciências Sociais formados pela UFFS – Campus Erechim durante seus estágios curriculares supervisionados foram publicados no livro “Docência em Sociologia: reflexões, relatos de práticas e experiências”, pela editora Cirkula.

Organizado pelos professores Thiago Ingrassia Pereira (UFFS), Mauro Meirelles (UNILASALLE), Daniel Gustavo Mocelin (UFRGS) e Leandro Raizer (UFRGS), o livro traz, além dos artigos produzidos pelos egressos da UFFS, uma coletânea de textos que tratam de temas que surgiram a partir da experiência no ambiente escolar de professores e professoras de Sociologia que participaram do Curso de Extensão em Ensino de Sociologia pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O livro é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e integra o material produzido para o Curso de Especialização em Ensino de Sociologia para Professores do Ensino Médio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFRGS), coordenado pelo grupo de pesquisa Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (Laviecs), do qual os professores da UFFS – Campus Erechim, Thiago Ingrassia Pereira e Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, fazem parte.

“Em termos acadêmicos, é muito relevante a publicação em uma coletânea que chegará a mais de 200 professores que participaram do curso de Especialização da UAB/UFRGS, além do seu envio a bibliotecas dos polos da UAB em que a UFRGS atua e bibliotecas de escolas e universidades de todo o Estado. É mais uma ação que dá visibilidade ao curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFFS – Campus Erechim, indicando que os estágios curriculares são momentos de produção do conhecimento. Com essa publicação, todos os primeiros professores de Sociologia formados pela nossa Universidade concluíram sua Licenciatura com, pelo menos, uma publicação acadêmica”, destaca Ingrassia Pereira, que atua como professor nas disciplinas de Estágios Curriculares Supervisionados I, II e III.

Para a egressa Paula de Marques, a publicação dos artigos na coletânea é, ao mesmo tempo, uma responsabilidade e uma oportunidade de socializar as experiências, os dilemas e as inseguranças enfrentadas por ela e pelos demais colegas. “Creio que os artigos poderão contribuir para a compreensão do significado da docência e lançar um olhar reflexivo para a escola e a Universidade”.

Por ser financiado pelo FNDE, o livro não poderá ser comercializado, mas estará disponível para empréstimo na biblioteca da UFFS – Campus Erechim.

 Confiram abaixo a lista de artigos e seus autores:

Professores "leigos": supervisores externos sem formação específica para lecionar Sociologia

Zênio Schuquel Marques

O papel da Sociologia no nível médio: reflexões a partir da experiência do estágio supervisionado

Vilmar Rubens Graboski

E os conteúdos de Sociologia, onde estão?

Paula de Marques

Dos limites às possibilidades em Max Weber: reflexões sobre um processo vivido no estágio supervisionado

Nídia Lara Olivar

A indisciplina na escola pública brasileira

Janir Luiz Vicenzi

Pensar sociológico: o ensino da Sociologia para o Ensino Médio

Jane Tochetto

Formação de professores: identidade docente e estágio supervisionado como espaço para desafios

Gabriel Claro da Rosa

A prática pedagógica em Ciências Sociais e os reflexos da "cultura do silêncio"

Fernanda May

Professor e sua relação com o livro didático: limites e possibilidades no Ensino Médio

Fabíola Pezenatto

A prática de ensino em Sociologia: desafios da transposição didática

Elisandra Reinhold Santolin