Publicado em: 27 de fevereiro de 2013 13h02min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 07h01min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está se preparando para o reconhecimento dos seus cursos de graduação por parte do Ministério da Educação (MEC). Para articular as ações necessárias, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Organização Pedagógica (DOP), organizou encontros nos cincocampi da instituição.
Em Erechim a atividade pedagógica foi realizada na tarde desta quarta-feira (27), com a presença da Pesquisadora Institucional da UFFS, Cecília Inês Duz de Andrade, da diretora de Organização Pedagógica, Adriana Salete Loss, de docentes, técnico-administrativos e discentes do Campus.
O coordenador acadêmico do Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, ressaltou a importância desse tipo de atividade preparatória por proporcionar um espaço de diálogo para que as dúvidas sobre os procedimentos inerentes ao reconhecimento dos cursos sejam sanadas. A diretora de Organização Pedagógica, por sua vez, ressaltou a necessidade do envolvimento de todos os segmentos da comunidade acadêmica nesse processo, bem como a atenção a procedimentos técnicos e burocráticos que podem ser organizados com antecedência.
No Campus Erechim, os cursos de Geografia, Filosofia e Ciências Sociais, que tem duração de quatro anos e meio, já tiveram seus pedidos de reconhecimento protocolados junto ao MEC e agora aguardam o agendamento da visita dos avaliadores. Isso porque essa solicitação pode ser feita a partir do momento que se completa entre 50% e 70% do andamento do curso.
Os demais cursos do Campus Erechim estão em fase de elaboração do relatório necessário para o encaminhamento do protocolo de avaliação, os quais deverão ser entregues ao MEC em abril. A exceção é o curso de Engenharia Ambiental, que deverá protocolar o documento até outubro.
Toda a documentação é inserida no sistema e-MEC, portal de tramitação eletrônica dos processos de regulamentação. Pela internet, as instituições de educação superior fazem o credenciamento e o recredenciamento, buscam autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.
Entre os aspectos avaliados pelo MEC, estão a infraestrutura, o corpo docente e a dimensão didático-pedagógica dos cursos.
A rodada de encontros para discutir o tema será encerrada nesta sexta-feira (28), no Campus Cerro Largo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS