"Erechim em fotos” leva estudantes da UFFS – Campus Erechim ao Lar dos Velhinhos

Publicado em: 07 de novembro de 2012 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

Trazer à tona memórias com base em imagens antigas da cidade de Erechim. Essa é a proposta da ação de extensão “Erechim em fotos”, vinculada ao projeto “Arquitetura discutida e vivida: experimentações entre o teórico e o real - Grupo Viver AU” da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. A atividade é realizada em parceria com a Sociedade Beneficente Jacinto Godoy – Lar dos Velhinhos e, nesta terça-feira (6) teve sua segunda edição. A iniciativa permite que os moradores da instituição relatem, com base em imagens antigas do município, as suas vivências e memórias.

 Os integrantes do Grupo Viver AU registram as falas, que servem para a manutenção de um acervo sobre a história de Erechim. “Essas narrativas nos ajudam a conhecer um pouco mais a cidade”, explica o coordenador do projeto, Murad Jorge Mussi Vaz. Segundo ele, as informações são importantes, tendo em vista que o Grupo realiza intervenções no ambiente urbano. Também porque, como o grupo é composto por muitos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, esse conhecimento dá elementos para que os futuros profissionais entendam o contexto no qual realizarão o seu trabalho.

Para a integrante do Grupo e aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim, Gláucia Andrade, a experiência de compartilhar memórias, histórias de vida, é gratificante. “Através da narrativa deles é possível compreender em que contexto urbano surgiu a cidade”, conta. A estudante afirma que os encontros são uma troca. Ao mesmo tempo que os moradores do Lar dos Velhinhos se sentem valorizados por perceberem a importância das suas experiências, os estudantes têm a oportunidade de obter informações úteis para a sua formação acadêmica e humana.

“É um processo de romper o espaço da sala, da mesa de desenho, e voltar os olhos para um contexto social, cidadão”, diz a estudante ao se referir à importância do projeto para a formação dos futuros arquitetos.

As atividades do Grupo Viver AU podem ser acompanhadas através do blog ou no Facebok.