Publicado em: 05 de junho de 2017 11h06min / Atualizado em: 05 de junho de 2017 11h06min
Contribuir para a discussão da democracia e da representação política: este é um dos objetivos de um projeto de Extensão realizado pelo curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Por meio de oficinas desenvolvidas junto a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da Região do Alto Uruguai, o projeto tem oportunizado aos jovens reflexões a respeito das instituições políticas da sociedade brasileira. A ideia é de que os alunos compreendam qual o papel do representante eleito pelo voto da população para o processo de democracia.
Coordenada pelo professor Clóvis Souza, a atividade oportuniza também que os estudantes da Universidade – futuros docentes de Sociologia –, se aproximem ainda mais da sua formação. “A relevância da discussão tem dois principais aspectos: aproximar a Universidade do ambiente das escolas públicas da região, oportunizando aos futuros professores uma experiência metodológica para o desenvolvimento de temáticas afetas com a disciplina de Sociologia e possibilitar que estudantes do Ensino Médio tenham contato com novas experiências de ensino-aprendizagem”, explica Clóvis.
O projeto, que já está em sua terceira edição, teve início dentro do próprio curso de Ciências Sociais da UFFS. De acordo com o coordenador, a receptividade das escolas tem sido bastante positiva. “A base da discussão é alimentada pelo envolvimento dos estudantes, que têm revelado motivações e curiosidades para compreender como o processo da democracia, com seus procedimentos e regras, se desenvolve cotidianamente”, destaca Clóvis.
No dia 29 de maio, a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Marcelino Ramos recebeu a equipe para uma das oficinas. A acadêmica Cláudia Gonçalves participa do projeto desde 2014 e afirma que é a partir de iniciativas como esta que consegue compreender a importância dos projetos de Extensão. “A aproximação da UFFS com as escolas de Ensino Médio da região e destas com os alunos de Licenciatura em Ciências Sociais é importante para demonstrar o quanto ambos podem ser beneficiados: as escolas com o conhecimento acadêmico, os graduandos com as estruturas da escola e a Universidade mostrando seu trabalho para a comunidade”, relata a futura professora. “A oficina colabora com o ensino por meio da sua dinâmica, colocando para os alunos os conceitos mais complicados das Ciências Sociais através dos objetivos do ensino de Sociologia, que são o estranhamento e a desnaturalização da sua realidade social.”
A próxima instituição a receber o projeto é a Escola Estadual José Bonifácio, de Erechim.
Fotos: Amanda Mendes, voluntária do projeto.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09 de janeiro de 2025
Editora
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação