Estudo sobre espaço escolar desenvolvido na UFFS – Campus Erechim é socializado na Espanha

Publicado em: 22 de novembro de 2012 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) teve a oportunidade de contribuir com as discussões do 3º Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, realizado em Zaragoza, na Espanha, entre os dias 14 e 17 de novembro. Na oportunidade a professora Maria Silvia Cristofoli apresentou o artigo “Discussões acadêmicas sobre espaço escolar: a importância da temática para estudos de políticas educacionais”, baseado em um trabalho desenvolvido no Campus Erechim em 2011, com a contribuição de estudantes e professores dos cursos de Pedagogia e Arquitetura e Urbanismo.

 A comunicação foi selecionada para apresentação no evento dentro do eixo temático “O papel da universidade na formação dos profissionais da educação para a qualidade e a inovação educacional”. “Pelo recorte da Política Educacional brasileira, o trabalho apresenta uma breve abordagem de políticas em diferentes momentos históricos. Também, traz considerações de como o tema do espaço escolar pode contribuir com a formação de professores de educação básica”, afirma Maria Silvia.

Em 2011, por meio do projeto “Estudos interdisciplinares sobre o espaço escolar e sua importância nos processos educativos e de desenvolvimento humano”, estudantes e docentes da UFFS – Campus Erechim investigaram como as áreas da Educação, Psicologia e Arquitetura abordavam em sua produção a temática do espaço escolar, bem como sua importância nos processos educativos e de desenvolvimento humano.

O tema geral desta edição do Congresso foi "Gestão Pedagógica e Política Educacional: desafios para a melhoria da formação e profissionalização dos educadores”. O evento é promovido pelo Fórum Europeu de Administração Educacional da Espanha (FEAE-ES), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e Fórum Português de Administração Educacional (FPAE-PT), com o apoio da Rede Internacional de Pesquisadores em Política e Gestão da Educação.

Percepções

Conforme Maria Silvia, “eventos dessa natureza buscam reunir pesquisadores e estudantes de pós-graduação que estudam a temática, socializar pesquisas e relatos de experiências e possibilitar parcerias na realização de pesquisas”. O encontro reuniu especialistas de diversas partes do Brasil e também da Espanha e Portugal.

A pesquisadora ressalta que, particularmente neste 3º Congresso Ibero Americano se teve a oportunidade de presenciar um momento histórico de greve geral na Espanha e a oportunidade de conversar e debater com especialistas de educação dos países ibéricos a complicada situação que eles estão vivendo. O motivo são as restrições orçamentárias para a educação e reformas educacionais em curso, consequência da grave crise econômica que vive a Europa. “Estes especialistas e pesquisadores acreditam que devem começar a aprender com o Brasil”, diz Maria Silvia.