Publicado em: 22 de novembro de 2012 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) teve a oportunidade de contribuir com as discussões do 3º Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, realizado em Zaragoza, na Espanha, entre os dias 14 e 17 de novembro. Na oportunidade a professora Maria Silvia Cristofoli apresentou o artigo “Discussões acadêmicas sobre espaço escolar: a importância da temática para estudos de políticas educacionais”, baseado em um trabalho desenvolvido no Campus Erechim em 2011, com a contribuição de estudantes e professores dos cursos de Pedagogia e Arquitetura e Urbanismo.
A comunicação foi selecionada para apresentação no evento dentro do eixo temático “O papel da universidade na formação dos profissionais da educação para a qualidade e a inovação educacional”. “Pelo recorte da Política Educacional brasileira, o trabalho apresenta uma breve abordagem de políticas em diferentes momentos históricos. Também, traz considerações de como o tema do espaço escolar pode contribuir com a formação de professores de educação básica”, afirma Maria Silvia.
Em 2011, por meio do projeto “Estudos interdisciplinares sobre o espaço escolar e sua importância nos processos educativos e de desenvolvimento humano”, estudantes e docentes da UFFS – Campus Erechim investigaram como as áreas da Educação, Psicologia e Arquitetura abordavam em sua produção a temática do espaço escolar, bem como sua importância nos processos educativos e de desenvolvimento humano.
O tema geral desta edição do Congresso foi "Gestão Pedagógica e Política Educacional: desafios para a melhoria da formação e profissionalização dos educadores”. O evento é promovido pelo Fórum Europeu de Administração Educacional da Espanha (FEAE-ES), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e Fórum Português de Administração Educacional (FPAE-PT), com o apoio da Rede Internacional de Pesquisadores em Política e Gestão da Educação.
Percepções
Conforme Maria Silvia, “eventos dessa natureza buscam reunir pesquisadores e estudantes de pós-graduação que estudam a temática, socializar pesquisas e relatos de experiências e possibilitar parcerias na realização de pesquisas”. O encontro reuniu especialistas de diversas partes do Brasil e também da Espanha e Portugal.
A pesquisadora ressalta que, particularmente neste 3º Congresso Ibero Americano se teve a oportunidade de presenciar um momento histórico de greve geral na Espanha e a oportunidade de conversar e debater com especialistas de educação dos países ibéricos a complicada situação que eles estão vivendo. O motivo são as restrições orçamentárias para a educação e reformas educacionais em curso, consequência da grave crise econômica que vive a Europa. “Estes especialistas e pesquisadores acreditam que devem começar a aprender com o Brasil”, diz Maria Silvia.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS