Gestão do Campus divulga resultado da pesquisa de avaliação
A pesquisa avaliou o grau de satisfação das pessoas com relação a diferentes assuntos, em uma escala de 0 a 5

Publicado em: 05 de dezembro de 2017 08h12min / Atualizado em: 08 de dezembro de 2017 07h12min

A Gestão do Campus Erechim realizou, entre os dias 15 e 24 de agosto, a Pesquisa de Avaliação do seu segundo ano de mandato. O questionário foi elaborado com perguntas abertas e fechadas e enviado, via e-mail, para todos os discentes, docentes e técnicos administrativos, além de representantes da comunidade regional. A avaliação da Gestão é um mecanismo incorporado desde 2015.

No total, 108 pessoas responderam ao questionário, sendo 57 discentes, 27 docentes, 23 técnicos administrativos e 1 membro da comunidade regional. Desse montante, 45% afirmou que acompanha os trabalhos da Direção do Campus – a maioria, porém (51%), disse que acompanha pouco.

A pesquisa avaliou o grau de satisfação das pessoas com relação às ações desenvolvidas pela Gestão do Campus referentes a diferentes assuntos, em uma escala de 0 a 5. Os pontos de maior destaque foram o Ensino de Graduação, a área da Pesquisa, a comunicação com a comunidade acadêmica e as condições de trabalho do servidor, todos com maioria de notas 4.

As ações relativas à extensão e cultura e as ações relativas à assistência estudantil tiveram nota 3 na maioria das respostas.

A maioria dos respondentes não soube opinar sobre a atenção aos estudantes indígenas, ações relativas ao ensino de pós-graduação, questões sobre acesso e permanência da pessoa com necessidades especiais.

A maioria também concedeu o conceito 4 para cada um dos seguintes itens: forma de condução da Gestão; transparência das ações; possibilidade de participação na Gestão; promoção de diálogo com a comunidade e movimentos sociais; empenho para efetivar a descentralização administrativa e financeira no Campus; respeito aos debates e decisões das instâncias coletivas; infraestrutura; e ambiente de trabalho. Sobre a disponibilidade de capacitação para os servidores, apesar de a maioria (32 pessoas) não saber responder, entre aqueles que avaliaram (24 pessoas) a opção que preponderou também foi o conceito 4.

A penúltima questão do formulário pedia que o público atribuísse uma nota de 0 a 10 para o trabalho que vem sendo executado pela Direção. A nota que mais se fez presente foi 8, com 24 respostas. A nota média foi de 6,67.

 

Respostas “abertas”

A pesquisa também pedia às pessoas que citassem uma ação de destaque do 2º ano da atual Gestão do Campus. Houve 41 apontamentos, sendo 32 positivos (78,05%) e 9 negativos (21,95%).

As ações que se destacaram positivamente, na maioria referem-se aos aspectos de construções, infraestrutura, organização e ocupação de espaços físicos. Veja no gráfico abaixo.

Dos 9 apontamentos negativos, 7 referem-se a “nada se destacou” e 2 sobre assuntos indicados uma única vez cada.

Outra questão aberta solicitava aos respondentes uma ação a ser priorizada no próximo ano da Gestão. Houve 50 apontamentos, conforme o gráfico seguinte.

Na maioria das respostas, as ações que devem ser priorizadas referem-se a questões de infraestrutura. Ao mesmo tempo, se considerada a soma dos principais apontamentos sobre os discentes, veremos que estas ações prevalecem sobre as demais. Importante frisar que, em temas como moradia estudantil, a Gestão do Campus pode ter participação na execução, porém, trata-se de algo a ser analisado por toda a Instituição.

Ainda nas respostas para esta pergunta, os seguintes temas foram indicados uma única vez: disponibilidade de capacitação dos servidores; atividades de extensão e cultura; maior incentivo à pesquisa; institucionalização dos setores de Pesquisa e Pós-Graduação como órgãos do Campus; aproximação com todas as esferas da comunidade regional para promoção de parcerias na captação de recursos (para a criação de um polo tecnológico, por exemplo); trabalhar de forma mais proativa e propositiva.

Por fim, 36 apontamentos foram feitos no espaço destinado a opiniões, sugestões e reclamações. Os temas mencionados mais de uma vez apontam reclamações sobre a forma de Gestão do Campus. Em seguida, evidenciam-se protestos sobre problema de barulho que ocorre no saguão do Bloco A, o que atrapalha as aulas.

O que diz a Direção

O diretor do Campus, Anderson Alves Ribeiro, ratifica que a avaliação da Gestão é um importante instrumento de contato com a comunidade acadêmica, sendo um canal aberto para observações e demandas. “Os apontamentos levantados nesse período servem para orientar nosso planejamento de atividades do próximo ano, em consonância com as diretrizes e o Plano de Gestão do Campus. Os resultados positivos nos dão a referência, enquanto os outros apontamentos nos informam onde precisamos aprimorar ou criar ações”, fala o diretor.

Confira todas as respostas e resultados do formulário.