Publicado em: 29 de novembro de 2011 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min
Na última semana, os integrantes do projeto de iniciação acadêmica “Inclusão e acessibilidade na UFFS - Campus Erechim: perspectivas teóricas e práticas” estiveram na cidade de Chapecó/SC para conhecer a Associação dos Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (ADEVOSC).
O grupo, formado pelos servidores técnico-administrativos Marcelo Luís Ronsoni e Andrea Cássia Schneider e as bolsistas de iniciação acadêmica Fernanda Alvez Bezerra e Emanuelle Weber Feijó, puderam verificar, na instituição, o trabalho que é desenvolvido junto às pessoas com deficiência visual no ensino superior, a produção de material em Braille, além das tecnologias, oficinas, materiais e equipamentos que são utilizadas pelos deficientes visuais para possibilitar seu aprendizado.
“Conhecer experiências como a da ADEVOSC possibilita ao grupo aprofundar as discussões teóricas que vêm fazendo acerca da inclusão e da acessibilidade no ensino superior, pois estabelece relação direta com práticas inclusivas, permitindo que a teoria seja efetivamente vivenciada em uma situação concreta e real. Por outro lado, esse conhecimento da prática nos mostra o quanto precisamos evoluir como instituição para podermos apoiar e acompanhar com qualidade estudantes com necessidades especiais que venham a se matricular nos cursos de graduação da UFFS”, afirma Ronsoni.
Ao longo deste ano o grupo também visitou o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves (NAPNE/IFRS) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiências (PPDs) e Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades (PPAHs) do RS (FADERS).
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