Início do ano letivo terá programação especial no Campus Erechim
Além de programação artística e cultural, estão previstas conversas com as turmas ingressantes e em curso para apresentação dos colegiados, atividades formativas e de acolhida.

Publicado em: 03 de março de 2017 08h03min / Atualizado em: 06 de março de 2017 15h03min

O Campus Erechim receberá, na próxima segunda-feira (6), centenas de calouros que se somarão aos cerca de 2.000 estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Para recepcionar a comunidade acadêmica, haverá uma programação especial ao longo de todo o mês de março.

A primeira atividade programada é o workshop “O que a sua cultura corporal fala de você?”, que será ministrado pela educadora física Elisabete Hammes. A proposta do workshop é trabalhar atividades físicas a partir do estudo e da reflexão a respeito de como a postura corporal é reveladora de problemas emocionais e psicológicos, apresentando práticas corporais simples e pequenos exercícios diários que podem ser realizados sem muito esforço, até mesmo enquanto se assiste a uma aula. O workshop terá quatro encontros, nos dias 6, 13, 20 e 27 de março, das 13h às 14h, na sala de aula 202B. Será fornecida certificação àqueles que estiverem presentes a pelo menos três encontros.

Também no dia 6 haverá a abertura da Mostra Literária Paulo Leminski, que traz os poemas do renomado escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor brasileiro, retratados pelo ilustrador, artista plástico e músico Fábio Dudas. A Mostra será realizada em parceria com o SESC Erechim e ficará exposta no Saguão do Bloco A até o dia 18 de março.

Nos turnos da manhã e da noite da terça-feira (7), o diretor, a coordenadora acadêmica e o coordenador administrativo se reunirão com as turmas ingressantes, em suas respectivas salas de aula, para uma conversa de recepção, informações gerais e apresentação da equipe diretiva.

Na quinta-feira (9), das 13h às 13h30, no Auditório do Bloco A, a Academia Primeiro Ato fará uma apresentação de danças urbanas e movimentos que buscam inspiração na urbanidade contemporânea.

A programação também terá atrações musicais. No dia 10, às 20h, no Auditório do Bloco A, as bandas Doce Veneno e Memphis e o professor Douglas Dias apresentarão repertórios com diversos estilos musicais: rock, sertanejo, MPB, etc.

Para o dia 31 de março estão programadas duas apresentações teatrais. A peça “Morta viva por um dia” será apresentada pelo Grupo de Teatro do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de Centenário-RS, às 13h, no Auditório do Bloco de Professores. À noite, às 20h40, no mesmo local, o grupo apresenta a peça “Os três recrutas”.

A programação especial prevê, ainda, conversas com as turmas ingressantes e em curso para apresentação dos colegiados, atividades formativas e de acolhida. A programação dessas ações está a cargo dos próprios cursos.

A coordenadora acadêmica do Campus, Juçara Spinelli, salienta a importância desse momento de acolhida, que “além das apresentações artísticas e culturais e dos aspectos informativos, tem a finalidade de aproximar os ingressantes aos demais estudantes e ao quadro de servidores técnico-administrativos e docentes. E serve, também, para apresentar a infraestrutura e os espaços do Campus, integrando-os na quotidianidade da vida acadêmica”.