Lançada programação do 1º Colóquio Pós-estruturalismo, Discurso e Educação na UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 05 de outubro de 2012 13h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

Pensar o tempo presente e discutir os modos como os sujeitos se constituem (e são constituídos) a partir das práticas sociais configuram-se como um desafio contemporâneo a ser debatido no âmbito acadêmico. É com a proposta de trazer elementos para problematizações, as quais perpassam essas questões, que será realizado nos dias 19 e 20 de outubro o primeiro Colóquio Pós-estruturalismo, Discurso e Educação: A constituição do Sujeito Contemporâneo.

O evento está sendo organizado pelos professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim Fábio Feltrin de Souza e Rodrigo Saballa de Carvalho. A programação contará com uma conferência de abertura, no dia 19, às 19h30min, ministrada pelo professor Pedro de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade acontecerá no auditório da UFFS, junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima.

No dia 20 a programação terá quatro mesas de discussão, também realizadas no auditório. A primeira, marcada para às 8h, terá como tema “Pós-estruturalismo e subjetivações”, e será ministrada pelos professores Fábio Feltrin de Souza e Atílio Butturi Júnior, ambos da UFFS. Ainda pela manhã acontece a segunda mesa de discussão sobre “Infância, gênero e escola”, com a participação dos professores Rodrigo Saballa de Carvalho(UFFS) e Juliana Vargas (UFRGS).

Durante a tarde acontecem as mesas de discussão “Políticas de escolarização e a sociedade de controle” e “Masculinidades”. A primeira será ministrada pelos professores Rodrigo Silva e Roberto Silva, ambos da UFFS; a segunda contará com a participação dos professores Luis Felipe Zago (UFRGS) e Éderson Costa dos Santos, diretor da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo/RS.

A programação é aberta a todos os interessados e as inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas no dia e local do evento.