Publicado em: 12 de junho de 2012 13h06min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 10h01min
Depois de estudarem, durante o último semestre, metodologias de alfabetização e letramento e possibilidades de trabalho com literatura infanto-juvenil, acadêmicos do quinto semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tiveram o desafio de aplicar na prática o aprendizado. O resultado pode ser observado em uma exposição de materiais didáticos produzidos pelos acadêmicos na disciplina de Alfabetização: teoria e prática II, aberta na noite da terça-feira (12).
Conforme a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS – Campus Erechim, Marilane Wolff Paim, a exposição é aberta a todos os interessados, com foco em profissionais da área da educação. A mostra segue na noite desta quarta-feira (13) e acontece na sala de aula um da Escola Estadual Érico Veríssimo. “A intenção é mostrar alternativas para a utilização da contação de histórias, de jogos e de outros materiais com os quais as crianças podem interagir no processo de alfabetização e letramento”, explica.
Para tanto os acadêmicos tiveram que exercitar a criatividade, já que, além de terem a capacidade de atrair o interesse das crianças, o material também teve o desafio de ser produzido com matéria-prima alternativa. “A meta era produzir um material barato, que os professores possam confeccionar para utilização na sala de aula, por isso foi dado preferência para o uso de materiais recicláveis”, afirma Marilane.
Na quarta-feira à noite também será realizada uma socialização de pesquisas feitas pelos acadêmicos sobre literatura infanto-juvenil nas escolas da região. As análises foram desenvolvidas na disciplina que estuda esse segmento da literatura, ministrada pela professora Zoraia Aguiar Bittencourt.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS