Publicado em: 30 de outubro de 2020 09h10min / Atualizado em: 30 de outubro de 2020 14h10min
O Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), ofertado pela UFFS – Campus Erechim, realizará a aula inaugural de 2020 de seu curso de mestrado na próxima quinta-feira (5). Para falar sobre os desafios da pesquisa-ação em educação, o Programa convidou o professor Michel Thiollent. Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, na França, o professor universitário aposentado é uma referência nacional na área da pesquisa-ação, com extensa bibliografia publicada.
A pesquisa-ação é uma metodologia de pesquisa desenvolvida com o objetivo de resolver problemas concretos do cotidiano de instituições e pessoas. De acordo com o coordenador do PPGPE, professor Thiago Ingrassia Pereira, “insere-se no campo das pesquisas participantes, que problematizam a relação entre sujeitos e objetos de pesquisa, sugerindo uma abordagem que implique o processo de pesquisa com aqueles e aquelas que o constituem”.
Thiago ressalta que por ser uma pesquisa do tipo aplicada, é relevante para a proposta do Mestrado Profissional. “Uma das distinções mais significativas entre os mestrados acadêmicos e os profissionais é o tipo de pesquisa que é realizada. Enquanto na modalidade acadêmica as pesquisas podem ser de natureza básica ou aplicada, nos profissionais a ênfase é na pesquisa aplicada. Por isso, a pesquisa-ação é uma estratégia metodológica largamente utilizada, principalmente nas pesquisas tipo intervenção”, explica.
A aula será aberta a todos os interessados, com transmissão no canal do PPGPE no YouTube, a partir das 14h. Segundo Thiago, a mídia social recém-criada pelo Programa tem por objetivo “compartilhar conteúdos relativos ao campo científico da educação. Ao mesmo tempo, é mais um espaço de divulgação do próprio Programa, possibilitando a expansão do público potencial das atividades desenvolvidas. Por fim, é uma estratégia usual em tempos de ensino remoto na pandemia”.
Sobre o Mestrado Profissional em Educação
Implantado em 2015, o PPGPE oferta, anualmente, vagas em duas linhas de pesquisa: Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional e Pesquisa em Educação Não-formal: Práticas Político-Sociais. Os processos seletivos, voltados a graduados em cursos de licenciatura, ocorrem no primeiro semestre de cada ano, para ingresso no segundo semestre. De 2015 a 2018 eram ofertadas 20 vagas por ano. A partir de 2019, esse número passou para 24.
Seu corpo docente é formado por 14 professores doutores, sendo seis deles com estágio de pós-doutoramento. Em cinco anos, o Programa formou 69 mestres, e entre os egressos há professores da educação básica e superior, servidores de instituições de ensino, secretários municipais de educação, dirigentes sindicais, diretores de escolas, etc. Os recortes das pesquisas realizadas pelos egressos da primeira turma (2015/2017) foram publicadas em 2019 no livro intitulado “A construção do conhecimento no mestrado profissional em educação”, disponível para venda no site da Livraria Cirkula.
Atualmente, o programa conta com 57 estudantes com matrícula ativa, sendo 24 ingressantes na turma de 2020. O processo seletivo deste ano teve 169 inscritos, o que representa uma média de sete candidatos por vaga. Mais informações podem ser acessadas na página do PPGPE.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos