Nova edição do Cine Vagamundo terá como tema movimentos totalitários
Projeto tem por objetivo promover a exibição gratuita de filmes, propiciando o acesso a obras não disponíveis no circuito comercial

Publicado em: 18 de abril de 2019 13h04min / Atualizado em: 18 de abril de 2019 13h04min

Começa na próxima segunda-feira (22), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, uma nova edição do projeto Cine Vagamundo. Desta vez, a temática será “movimentos totalitários”.

O Cine Vagamundo tem por objetivo promover a exibição gratuita de filmes na Universidade, propiciando à comunidade acadêmica o acesso a filmes não disponíveis no circuito comercial das casas de cinema e que possibilitam o acesso a linguagens singulares, bem como o contato com culturas distintas.

A curadoria desta edição é do professor universitário Ramiro Ronchetti, médico que atua no transtorno de personalidade e ética. Atualmente é mestrando em Psicologia Clínica na PUCRS e membro da Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

De acordo com a produtora cultural da UFFS – Campus Erechim, Elisiane Quevedo, a escolha da temática dos movimentos totalitários está relacionada “à atual conjuntura social e política nacional, de crescimento de extremismos (tanto daquilo que se define como esquerda, como também daqueles se colocam em campo oposto, ou seja, na direita)”.

- O debate se justifica e é fundamental porque, historicamente, os acirramentos não foram positivos. Levaram a períodos sangrentos e desnutritivos. Queremos provocar reflexões a respeito do que estamos vivendo hoje, olhando para o passado, e alertar para o perigo das formas de polarização exageradas do discurso e da disputa política – destaca Elisiane.

Ao final da exibição dos filmes, professores de diferentes áreas da UFFS participarão de debates.

Programação

Filme: “Ida”
22 de abril, das 16h30 às 19h
Local: Auditório do Bloco de Professores
Sinopse: Às vésperas de assumir seus votos como freira, Anna descobre revelações impressionantes de seu passado, atado à Polônia nos anos de dominação nazista.
Comentários: Prof. Douglas dos Santos Alves.

Filme: “A Vida dos Outros”
13 de maio, das 16h às 19h
Local: Auditório do Bloco de Professores
Sinopse: Nos anos 80, o Ministro da Cultura da Alemanha Oriental se interessa por Christa, uma atriz que namora um famoso dramaturgo. Suspeitos de infidelidade ao comunismo, são vigiados por um capitão do serviço secreto, que fica fascinado pelas suas vidas.
Comentários: Prof. Gustavo Giora.

Filme: “Em Pedaços”
5 de junho, das 16h30 às 19h
Local: Auditório do Bloco de Professores
Sinopse: Após cumprir pena por tráfico de drogas, o turco Nuri Sekerci leva uma vida amorosa tranquila com a esposa Katja Sekerci e o filho Rocco na Alemanha. Certo dia, ele e o menino estão no escritório e morrem vítimas de uma explosão criminosa, tragédia que deixa Katja arrasada.
Comentários: Prof. Paulo Muller.

Filme: “A Onda”
12 de agosto, das 16h30 às 19h
Local: Auditório do Bloco de Professores
Sinopse: Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático. Ele pede que os alunos construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um estado-nação similar ao da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.
Comentários: Prof. João Paulo Peres Bezerra.