Pibid Pedagogia do Campus Erechim desenvolve oficinas em escolas públicas

Publicado em: 11 de outubro de 2012 13h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

A semana da criança terá um sabor especial para estudantes da Escola Estadual Irany Jaime Farina e do Colégio Estadual Heideé Tedesco Reali. Nas duas escolas, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim realizarão oficinas recreativas com crianças do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental.

 Estão programadas cinco oficinas em cada uma das escolas: Contação de Histórias, Os Sentidos, Dobraduras, Recreação e Jogo dos Dados. As atividades foram planejadas e serão desenvolvidas pelos bolsistas do Pibid junto com as crianças e com os professores das escolas. No dia nove de outubro (terça-feira) a programação aconteceu na Escola Irany Jaime Farina e no dia 16 de outubro será realizada no Colégio Haideé Tedesco Reali, em ambas no turno vespertino, das 13h30min às 17h. Cada oficina terá 40 minutos de duração.

Conforme a coordenadora do Subprojeto Pibid Pedagogia - Campus de Erechim, Marilane Wolff Paim, serão realizadas atividades recreativas para desenvolver a participação, atenção, organização e socialização das crianças. “Todo processo/trabalho que acontece com as crianças, inclusive atividades lúdicas, contribui para a construção do conhecimento e desenvolvimento”, explica a coordenadora.

Participaram da organização das ações os dez estudantes bolsistas do Subprojeto Pibid Pedagogia, as duas professoras supervisoras das escolas e a coordenadora da área na UFFS. Foram envolvidas nas oficinas cerca de cem crianças na escola Irany Jaime Farina e a meta é atingir cerca de 200 na escola Haideé Tedesco Reali, onde as atividades também irão marcar a semana da escola.

Mobilização

O Pibid Pedagogia funciona desde junho de 2011 no Campus Erechim. O programa se desenvolve por meio do acompanhamento, pelos alunos bolsistas, das atividades cotidianas das escolas, sob a supervisão de um professor da instituição. Além disso, os elementos colhidos nas atividades práticas e a parte teórica estudada na Universidade servem como objeto de análise para estudos organizados pelo grupo.

Para a diretora da Escola Estadual Irany Jaime Farina e supervisora do Pibid, Neusa Terezinha Alves Bento, o programa representa uma troca onde há união da prática e da teoria. “O que elas aprendem na universidade elas aplicam aqui conosco, para nós da escola são novas ideias que o Pibid traz e para as bolsistas é uma forma de adquirir experiência”, explica.

A acadêmica do quarto período de Pedagogia, Marlene Jost, é bolsista do Pibid Pedagogia há um ano e meio na Escola Irany Jaime Farina. Segundo ela, o programa é uma oportunidade de colocar em prática, duas vezes por semana na escola, a teoria observada em sala de aula. “Isso é uma oportunidade única para quem quer ser realmente professora alfabetizadora pois essa experiência é muito mais que um estágio. Não é apenas uma preparação, é uma vivência”, afirma.

Na opinião da estudante Mayane Haushahn Bueno, do sexto período de Pedagogia, compreender o trabalho pedagógico como princípio educativo/formativo e ainda por vez político, no que tange os objetivos do Subprojeto de Licenciatura em Pedagogia, permite vislumbrar a qualidade das ações acadêmicas adjacentes a articulação teoria e prática. "Neste sentido o Pibid, como um programa que visa inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar pode ser vivido a partir da realização das Oficinas Pedagógicas na Escola Irany Jaime Farina, como um momento de formação na e para a docência. Assim, o processo de aprendizagem constitui-se na medida que o envolvimento aluno/ bolsista é significado pelas trocas de conhecimento", argumentou.