Primeira dissertação do PPGPE será defendida na segunda-feira (22)
Pesquisa da mestranda Greicimára Zick é a primeira de 17 dissertações a serem defendidas até agosto

Publicado em: 19 de maio de 2017 11h05min / Atualizado em: 19 de maio de 2017 11h05min

A mestranda Greicimára Samuel do Nascimento Zick defende, na próxima segunda-feira (22), a primeira dissertação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O projeto “Experiências e desafios do processo ensino e aprendizagem a partir da proposta do Mais Educação e/ou da Educação Integral em Jornada Ampliada nas escolas municipais do município de Erechim”, orientado pela professora Adriana Salete Loss, marca, assim, um momento histórico do Mestrado ofertado na UFFS – Campus Erechim. A dissertação defendida por Greicimára é a primeira de 17 trabalhos que serão apresentados até o mês de agosto.

Para o coordenador do PPGPE, Jerônimo Sartori, o evento representa o esforço dos professores e mestrandos do Programa, que têm dedicado boa parte de seu tempo para orientações e estudos com a finalidade de dar conta desta etapa de formação acadêmica com responsabilidade e qualidade. “O Programa e a Universidade, por sua vez, demonstram mais uma vez o compromisso com o desenvolvimento regional e com o campo da Formação Continuada de docentes que atuam nos diferentes espaços educativos (formais ou não formais)”, destaca. “Sem dúvida, os professores, em suas aulas e na orientação das dissertações, procuram fortalecer a formação de docentes na perspectiva de professores pesquisadores e reflexivos”, diz.

Segundo Jerônimo, os desafios enfrentados ao longo do curso têm relação com os esforços individuais e coletivos com vistas a qualificar cada vez mais o Programa, por meio da pesquisa e da produção de conhecimentos. “O grupo de discentes evidencia compromisso com o Programa e com a Educação Básica, da qual fazem parte como docentes e gestores”, afirma o professor da UFFS.

Greicimára, professora da rede municipal de Erechim, comenta que ficou sabendo do Mestrado por meio de um jornal local. “O curso trouxe experiências e momentos de aprendizagem relevantes para minha carreira enquanto educadora”, diz. “Ser professor, hoje, significa não somente ensinar determinados conteúdos, mas sobretudo ser comprometido com as transformações da sociedade, oportunizando aos alunos diferentes saberes e aprendizagens. Todo educador deve estar sempre em aperfeiçoamento, visando melhorar a sua prática e contribuir para o desenvolvimento dos estudantes.”

Nesse sentido, o Mestrado foi uma oportunidade para Greicimára aprimorar o seu conhecimento e refletir acerca de temas relevantes para a educação. Essa nova fase foi somada também, na vida da mestranda, com a maternidade. “Realizei minha pesquisa em meio a livros e fraldas”, lembra. “Minha orientadora, a professora Adriana, é uma pessoa muito competente, atenciosa, que, mesmo com muitas obrigações e tarefas, sempre esteve pronta para atender, sanar as dúvidas e apontar caminhos, sendo essencial para que a dissertação fosse concluída.”

O projeto da aluna objetivou identificar os avanços e as fragilidades do processo ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Erechim, após a implementação da proposta do Mais Educação e/ou Educação Integral em Jornada Ampliada, a partir das opiniões e concepções da comunidade escolar (gestores, professores e monitores), para verificar os impactos desta política educacional no trabalho pedagógico dos professores e no desenvolvimento integral dos estudantes.

Participam da banca, além da orientadora, os professores Almir Paulo dos Santos e Jaqueline Moll, tendo como suplente Maria Sílvia Cristófoli. A defesa inicia às 14h, na Sala 206 – Bloco A, da UFFS – Campus Erechim.