Professora Helen Treichel está em ranking que lista os pesquisadores mais influentes do mundo
Ranking é elaborado pela Universidade de Stanford a partir de informações da base de dados Scival, da editora científica Elsevier

Publicado em: 30 de setembro de 2024 09h09min / Atualizado em: 30 de setembro de 2024 09h09min

A professora Helen Treichel, da UFFS – Campus Erechim, está presente na edição 2024 do World’s Top 2% Scientists, que lista os pesquisadores mais influentes do mundo. O ranking é elaborado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos), a partir da compilação de informações da base de dados Scival, da editora científica Elsevier.

A seleção dos pesquisadores é baseada em dois fatores, seguindo rigorosos parâmetros de impacto: os 100 mil cientistas com maior pontuação C (C-Score) - com e sem autocitações –, e aqueles incluídos nos 2% mais relevantes em suas subáreas de atuação. O ranking é dividido em dois índices: pesquisadores mais influentes ao longo de toda a carreira e aqueles mais destacados no último ano, baseando-se nas citações feitas aos trabalhos acadêmicos por seus pares.

Confira aqui os bancos de dados.

A professora Helen Treichel é graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Possui mestrado e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na UFFS atua nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas e Agronomia, e é docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (UFFS – Campus Erechim), Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFFS - Campus Laranjeiras do Sul) e Biotecnologia e Biociências (UFSC). É líder do grupo de pesquisa Agroenergia (AGROEN) e vice-líder dos grupos Microbiologia Aplicada (GPMA) e Processos Enzimáticos e Microbiológicos (GPPEM). Coordena o Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos (LAMIBI) da UFFS – Campus Erechim, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de experimentos e otimização estatística de bioprocessos; produção, purificação, imobilização e aplicação de enzimas; uso de microrganismos e enzimas no tratamento e/ou valorização de efluentes e resíduos; bioinsumos agrícolas; bioherbicidas; e biocombustíveis.

*Foto: Acervo pessoal.