Publicado em: 11 de outubro de 2022 11h10min / Atualizado em: 11 de outubro de 2022 13h10min
O curso de licenciatura em História da UFFS - Campus Erechim realizou, entre 3 e 7 de outubro, a 10ª edição da sua Semana Acadêmica. Neste ano, o tema do evento foi “O papel do historiador em tempos de negacionismo: História Pública e divulgação científica”.
Idealizado por discentes do curso e com apoio do Diretório Acadêmico Olga Benário (DAHIS), a programação oportunizou à comunidade acadêmica uma série de conferências, aulas abertas, oficinas, minicursos e, também, seminário de apresentação de trabalhos.
As atividades iniciaram na noite do dia 3 de outubro com a conferência de abertura “Os lugares da historiografia no debate público brasileiro: experiências e possibilidades em tempos de negacionismo”, que teve a presença dos professores André Freixo (UFOP), Bruno Picoli (UFFS – Campus Chapecó e membro do Grupo de Trabalho do Programa de Pós-Graduação em História Pública da UFFS) e Samuel Radaelli (IFPR – Campus Palmas). A atividade foi transmitida pelo YouTube e está disponível em https://youtu.be/veyHMyvAY9Q. Houve também o lançamento do livro “Direcionário: o dicionário reacionário – a redefinição semântica do mundo segundo os apetites conservadores”, de Samuel Radaelli.
Na terça-feira à tarde, ocorreu a oficina “O Arquivo Histórico de Erechim como espaço de pesquisa do curso de História da UFFS: aprofundando relações” e, à noite, a aula aberta “História Pública e seus diálogos necessários: memória social, usos do passado e educação patrimonial”, com Miguelângelo Corteze (IFRS – Campus Erechim) e Gladis Helena Wolff (Museu Municipal de Gaurama Irmã Celina Shardong) – disponível em https://youtu.be/nZmc3_V8omg.
A quarta-feira foi marcada pela oficina “Mangá e anime no Ensino Fundamental: temas de infância e pré-adolescência em ‘Avatar, a Lenda de Aang’, ‘Naruto’ e ‘Demon Slayer’”, com Gerson Severo (UFFS). A oficina seguiu nas tardes de quinta e sexta-feira. Teve ainda o minicurso “História Social do futebol: estudos e possibilidades de pesquisa”, com Gérson Fraga e Juan Rodrigues (UFFS); o seminário de apresentação de trabalhos; e a plenária dos estudantes.
Na quinta-feira, foi exibido, com a presença de André Ribeiro (UFFS), o documentário “Raízes negras de Erechim”. A banda Ruge Roots fez uma apresentação musical. Depois houve a aula aberta “História Pública com quem? Os desafios do trabalho do historiador em passados traumáticos e questões dolorosas: ditadura civil-militar e luta quilombola”, com Tatyana Maia (PUC-RS) e Daniela Yabeta (UFFS – Campus Erechim) – disponível em https://youtu.be/MAGgUv9AJPM.
O encerramento da programação foi na sexta-feira, com a oficina “E se a História estiver ao nosso redor? Arquivos e patrimônios pelas ruas do Centro Histórico de Erechim”.
De acordo com a equipe organizadora, a Semana Acadêmica atuou na promoção de espaços para diálogo a respeito das instâncias de atuação dos historiadores no espaço público contemporâneo – além de incidir na chance de integração entre os membros do curso. Agora, o trabalho será concentrado na elaboração de um relatório do evento para emissão dos certificados, bem como na editoração de uma publicação com os trabalhos apresentados.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo