Projeto de extensão em informatização seleciona bolsistas

Publicado em: 05 de março de 2012 13h03min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min

A partir de hoje (05), até 09 de março, estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas do Projeto de Extensão “Informatização nas Escolas de Realeza e Regiões Circunvizinhas”.

Podem se inscrever estudantes dos Cursos de Licenciatura e/ou Bacharelado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. As inscrições podem ser feitas no Setor de Protocolo da UFFS – Campus Erechim em horário de expediente. Apesar do projeto ser desenvolvido em Realeza, os bolsistas selecionados serão exclusivamente acadêmicos do Campus Erechim.

O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento de treinamentos interativos de informática junto a escolas municipais e estaduais de ensino fundamental e médio de Realeza e regiões circunvizinhas, a fim de apoiar a inclusão de indivíduos na esfera digital, profissional e de educação continuada. Estão envolvidos neste projeto professores dos campi de Erechim-RS e Realeza-PR, com a coordenação do professor da UFFS – Campus Erechim, Anibal Lopes Guedes. Além destes, poderão ser incluidos também professores da rede pública de duas escolas de São Miguel do Oeste-SC.

Para realizar a inscrição o candidato deverá preencher formulário específico e apresentar a seguinte documentação: documento comprobatório de matrícula e frequência no Curso de Graduação da UFFS e histórico de notas (histórico escolar); declaração de que não possui bolsa ou de que não terá na data de assinatura do termo de compromisso do projeto; Carta de Intenções preenchida; comprovação de participação em atividades de pesquisa, extensão e iniciação acadêmica e eventos da UFFS (por meio de cópia de artigos, anais, certificados, declarações); cópia de documentos (RG e CPF). Para ter acesso aos formulários e outras informações sobre o projeto consulte o Edital nº 4 - PROEXT/MEC 2011.

De acordo com o coordenador do projeto, a proposta é incluir pessoas digitalmente, uma vez que vários são os recursos de informática existentes, porém há falta de iniciativas educativas que possam ser apoiadas através destes recursos. “O que se pretende com esta ação é formar pessoas que possam ser multiplicadoras de conhecimentos ligados ao uso da informática, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem de outros indivíduos”, esclareceu Anibal.

Dentre os inscritos serão selecionados dois bolsistas que receberão um auxílio financeiro de R$360,00. A seleção ocorrerá nos meses de março e abril/2012.