Projeto do SAE encerra atividades com oficina de dança de salão no Campus Erechim

Publicado em: 13 de dezembro de 2012 12h12min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

No ritmo do samba de gafieira: é assim que o Setor de Assuntos Estudantis (SAE) irá encerrar as atividades do Projeto de Intervenção Socioeducativa realizadas no ano de 2012. A oficina de dança de salão está marcada para sexta-feira (14), a partir das 17h, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Durante todo o ano o SAE do Campus realizou mais de 20 atividades relacionadas ao projeto, somando cerca de 600 participações.

Conforme a chefe do Serviço Especial de Assuntos Estudantis, Andrea Cássia Schneider, inicialmente o projeto tinha por objetivo atender o público abrangido pela Bolsa Permanência e Bolsa Esporte. De acordo com os editais que regulamentam a concessão das bolsas, os estudantes beneficiados devem participar de atividades promovidas pelo SAE, sob pena de desligamento dos benefícios. No entanto, ao longo do projeto toda a comunidade acadêmica acabou sendo inserida.

Ela explica que o objetivo das ações do Projeto de Intervenção Socioeducativa é auxiliar os estudantes em suas vivências acadêmicas, visando à permanência e à qualidade da formação na UFFS. “Isso através da oferta de benefícios e da promoção de atividades socioculturais e educativas que envolvam e, ao mesmo tempo, comprometam os estudantes com seu processo de aprendizagem e com a responsabilidade social que assumem ao participar de projetos e eventos propostos pela Universidade”, destaca.

Para a pedagoga do SAE/NAP, Marta Luiza Sfredo, o desenvolvimento do projeto, além de atender aos preceitos dos editais, possibilitou aos estudantes aprendizagens necessárias à vivência acadêmica e momentos de integração. “Outro ponto a destacar foram as diversas parcerias firmadas para que fosse possível desenvolver e contemplar todas as dimensões desenhadas no projeto. Próximo ao final das atividades, a avaliação das ações desenvolvidas foi muito positiva e ao mesmo tempo já permite planejar o que será desenvolvido no novo projeto para 2013”, diz.

Um dos destaques para o próximo ano é que o Setor vai se utilizar das avaliações feitas pelos participantes das oficinas em 2012 para ajustar as atividades e implementar sugestões recebidas.

Para lembrar

Para a oficina de encerramento, na sexta-feira, não há necessidade de fazer inscrição prévia. Toda a comunidade acadêmica pode participar, e para os bolsistas essa atividade contará como horas no mês de dezembro.

Os ministrantes das oficinas de dança de salão são Anderson Alves Ribeiro e Rafaela Bressan. As oficinas ocorrem desde 2011; no entanto, no primeiro ano aconteceram de maneira esporádica. Em 2012 as atividades foram realizadas mensalmente, com mudança eventual dos ritmos.