Publicado em: 02 de junho de 2022 08h06min / Atualizado em: 02 de junho de 2022 08h06min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim iniciou, no dia 27 de maio, as atividades do projeto de cultura “Poesia Mais ou Menos”. O objetivo é realizar uma série de oficinas sobre poesia com estudantes da Obra Santa Marta, partindo do pressuposto de que a poesia marginal é locus fundamental de fala e escuta. Conforme a acadêmica Lindaura Simone Andrade dos Santos, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, as ações visam sistematizar as experiências em versos e relatos de experiência e, assim, fomentar cada vez mais a curiosidade dos adolescentes atendidos pela entidade.
- Essa atividade foi o pontapé inicial de uma sequência de oficinas que busca discutir, refletir e, acima de tudo, construir um projeto de autonomia literária no interior da Obra Santa Marta – explica a acadêmica. O projeto é coordenado pela professora Isabel Gritti. Além de Lindaura, participam as acadêmicas Tainá da Silva Santos, do curso de Licenciatura em Pedagogia, e Jennifer Gama Silva, do curso de Licenciatura em História.
A primeira oficina teve por objetivo conhecer o quadro conceitual do que significa a poesia na vida dos jovens da Obra Santa Marta.
- Sabe-se que a poesia é algo bastante abrangente, contudo, o encontro foi pensado para trabalhar também os aspectos “miúdos” que ela nos desperta, como por exemplo: felicidade, vontade de gritar e acolhimento. Buscamos construir um espaço dialógico que possibilita desenvolver uma interação entre os participantes, com isso, toda a oficina ocorreu ao redor de uma mesa, na sala quentinha e aconchegante da entidade. Nela foram disponibilizados livros de diversos gêneros poéticos. Também usamos folhas de sulfite, lápis coloridos e a exibimos o vídeo “Você já foi poesia hoje?”, da escritora Mariana Félix. A atividade contou com a participação especial do Nathan, conhecido como Urban, figura importante na cena do hip-hop erechinense – relata a acadêmica da UFFS.
- O encontro superou todas as expectativas. Mesmo tendo um número reduzido de estudantes, houve uma participação efetiva. Os adolescentes construíram um espaço de entusiasmo. Conseguimos despertar a curiosidade no momento inicial e depois quem dominou a cena foi a gurizada.
Para saber mais sobre as atividades do projeto, acesse o Instagram @projetopoesiamaisoumenos.
*Fotos: Tainá Silva Santos/Jennifer Gama Silva.
*Desfocamos os rostos dos adolescentes para preservar sua identidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS