Publicado em: 02 de junho de 2022 08h06min / Atualizado em: 02 de junho de 2022 08h06min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim iniciou, no dia 27 de maio, as atividades do projeto de cultura “Poesia Mais ou Menos”. O objetivo é realizar uma série de oficinas sobre poesia com estudantes da Obra Santa Marta, partindo do pressuposto de que a poesia marginal é locus fundamental de fala e escuta. Conforme a acadêmica Lindaura Simone Andrade dos Santos, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, as ações visam sistematizar as experiências em versos e relatos de experiência e, assim, fomentar cada vez mais a curiosidade dos adolescentes atendidos pela entidade.
- Essa atividade foi o pontapé inicial de uma sequência de oficinas que busca discutir, refletir e, acima de tudo, construir um projeto de autonomia literária no interior da Obra Santa Marta – explica a acadêmica. O projeto é coordenado pela professora Isabel Gritti. Além de Lindaura, participam as acadêmicas Tainá da Silva Santos, do curso de Licenciatura em Pedagogia, e Jennifer Gama Silva, do curso de Licenciatura em História.
A primeira oficina teve por objetivo conhecer o quadro conceitual do que significa a poesia na vida dos jovens da Obra Santa Marta.
- Sabe-se que a poesia é algo bastante abrangente, contudo, o encontro foi pensado para trabalhar também os aspectos “miúdos” que ela nos desperta, como por exemplo: felicidade, vontade de gritar e acolhimento. Buscamos construir um espaço dialógico que possibilita desenvolver uma interação entre os participantes, com isso, toda a oficina ocorreu ao redor de uma mesa, na sala quentinha e aconchegante da entidade. Nela foram disponibilizados livros de diversos gêneros poéticos. Também usamos folhas de sulfite, lápis coloridos e a exibimos o vídeo “Você já foi poesia hoje?”, da escritora Mariana Félix. A atividade contou com a participação especial do Nathan, conhecido como Urban, figura importante na cena do hip-hop erechinense – relata a acadêmica da UFFS.
- O encontro superou todas as expectativas. Mesmo tendo um número reduzido de estudantes, houve uma participação efetiva. Os adolescentes construíram um espaço de entusiasmo. Conseguimos despertar a curiosidade no momento inicial e depois quem dominou a cena foi a gurizada.
Para saber mais sobre as atividades do projeto, acesse o Instagram @projetopoesiamaisoumenos.
*Fotos: Tainá Silva Santos/Jennifer Gama Silva.
*Desfocamos os rostos dos adolescentes para preservar sua identidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09 de janeiro de 2025
Editora
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação