Projetos são contemplados com recursos de edital da Política Nacional de Cultura Viva
Grupo de teatro Devassos e coletivo Sinfonia na Cidade conquistaram, cada um, o valor de R$ 11.852,22

Publicado em: 19 de fevereiro de 2025 09h02min / Atualizado em: 19 de fevereiro de 2025 09h02min

Dois projetos culturais da UFFS - Campus Erechim foram contemplados com recursos de um edital da Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura de Erechim – iniciativa ligada à Política Nacional de Cultura Viva. O grupo de teatro Devassos e o coletivo Sinfonia na Cidade conquistaram, cada um, o valor de R$ 11.852,22.

O grupo Devassos, coordenado pela produtora cultural da UFFS, Elisiane Quevedo, trabalha as artes cênicas em suas múltiplas perspectivas, promovendo a formação de atores, oficinas de expressão corporal e apresentações que conectam a Universidade à cidade de Erechim. Além das montagens teatrais, o grupo busca integrar educação e arte como instrumentos de reflexão e transformação social.

- Esse reconhecimento reafirma o compromisso da Universidade com a cultura enquanto um direito básico. Acreditamos que a arte é uma ferramenta de transformação social, e este prêmio não só fortalece o trabalho coletivo, como também exemplifica como universidade e comunidade podem crescer juntas por meio da cultura – diz Elisiane.

Grupo Devassos trabalha as artes cênicas em suas múltiplas perspectivas (Créditos: Acervo pessoal)

Segundo a coordenadora do projeto, os integrantes do grupo teatral decidirão conjuntamente como serão utilizados os recursos provenientes do edital. “Mas, muito provavelmente, serão utilizados para a compra de cenários, figurinos e iluminação”, fala.

A professora Marcela Alvares Maciel, que coordena o coletivo Sinfonia na Cidade, afirma que o resultado do edital representa a consolidação de um espaço de escuta, de valorização do patrimônio cultural e de criações coletivas.

- A colaboração entre universidade, poder público e comunidade regional é essencial para impulsionar iniciativas que promovem a diversidade cultural e a educação, assegurando que as futuras gerações possam vivenciar uma cultura mais inclusiva e transformadora – destaca a professora.

Intervenção artística do Sinfonia na Cidade durante a Frinape (Créditos: Z97 Filmes)

O coletivo Sinfonia na Cidade é dedicado à valorização da paisagem sonora como patrimônio imaterial, promovendo oficinas, festivais e instalações artísticas que estimulam novas formas de escuta e interação com os espaços urbanos e naturais. Suas ações interdisciplinares aproximam ciência e arte, oferecendo novas formas de interação e aprendizado para a comunidade. Os recursos provenientes do edital serão utilizados na publicação de livros com resultados das pesquisas do coletivo e, também, na produção de novas intervenções artísticas.