Prorrogadas as inscrições para o processo seletivo do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo
Interessados em concorrer a uma das 40 vagas agora têm até o dia 13 de janeiro para efetuar a inscrição

Publicado em: 18 de dezembro de 2019 14h12min / Atualizado em: 18 de dezembro de 2019 14h12min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) prorrogou as inscrições para o processo seletivo especial do curso superior de Licenciatura em Interdisciplinar em Educação em Campo: Ciências da Natureza, ofertado no Campus Erechim. Agora, os interessados em concorrer a uma das 40 vagas gratuitas têm até o dia 13 de janeiro para efetuar o procedimento na Secretaria Acadêmica. São aceitas também inscrições por Correio (via Sedex) – neste caso, o candidato deve postar o envelope com a documentação até o dia 7 de janeiro.

Aqueles que efetuarem a inscrição presencialmente devem ficar atentos aos horários de atendimento da Secretaria Acadêmica nas próximas semanas:
- até o dia 20 de dezembro: 8h às 11h30 e 13h às 16h30;
- de 6 a 13 de janeiro: 8h às 13h30.
Entre 23 de dezembro a 5 de janeiro haverá recesso administrativo.

A documentação necessária para efetuar a inscrição consta no Edital Nº 1080/GR/UFFS/2019. O novo cronograma está disponível no Edital Nº 1162/GR/UFFS/2019. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (54) 3321-7068.

Sobre o curso

O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza destina-se à formação de professores para atuar, preferencialmente, em escolas do campo, bem como em outros espaços educativos escolares e não escolares, visando a ampliação e qualificação da oferta de educação básica às populações do campo.

O regime de alternância está organizado em dois tempos que se complementam: Tempo Comunidade e Tempo Universidade. Assim, as disciplinas do curso estão organizadas de maneira que os estudantes exercitem e experimentem diferentes intervenções no local de origem (Tempo Comunidade), ressignificando-os no Tempo Universidade e permitindo uma efetiva aproximação entre o ambiente educativo, as práticas docentes e os saberes locais.

O Tempo Universidade corresponde a 75 % dos dias letivos. Essas aulas serão realizadas no período noturno, de segunda-feira a sexta-feira, de março a julho e de agosto a dezembro. O Tempo Comunidade corresponde a 25% dos dias letivos e será realizado durante três semanas ao longo de cada semestre letivo.

Seleção

O processo seletivo será constituído de uma prova de redação, de caráter eliminatório, e de uma entrevista, de caráter classificatório. A prova será no dia 17 de janeiro, à tarde. Os classificados realizarão as entrevistas no dia 23 de janeiro. Os aprovados iniciarão as aulas em março.