Publicado edital para bolsista de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
Inscrições serão realizadas de 18 a 22 de março, exclusivamente via e-mail

Publicado em: 11 de março de 2019 12h03min / Atualizado em: 13 de março de 2019 22h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou edital de processo seletivo para candidatos a bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). É ofertada uma vaga para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), no Campus Erechim.

As inscrições serão realizadas de 18 a 22 de março, exclusivamente via e-mail. Os candidatos deverão enviar a documentação digitalizada para o e-mail sec.ppgcta@uffs.edu.br, solicitando confirmação de leitura.

O processo seletivo constará da análise da documentação:

1. Currículo lattes atualizado e documentado, considerando a produção técnico-científica dos últimos três anos, se brasileiro, ou, se estrangeiro, cópia do currículo conforme roteiro anexo da Portaria Capes Nº 086, de 3 de julho de 2013;

2. Cópia do comprovante de residência;

3. Cópia da cédula de identidade ou, se estrangeiro, cópia do passaporte (dados pessoais, assinatura, selos de entrada e saída);

4. Cópia do diploma de doutorado ou ata de defesa de tese;

5. Plano de trabalho, de até 10 páginas, com descrição da proposta de atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à área de concentração do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental, a serem desenvolvidas no período de 12 meses.

As informações completas do processo seletivo estão no Edital Nº 266/GR/UFFS/2019.

Sobre o PPGCTA

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFFS, ofertado no Campus Erechim, com área de concentração em Produção Sustentável e Conservação Ambiental, está centrado na promoção da sustentabilidade dos agroecossistemas, no desenvolvimento de tecnologias e na manutenção das funções sistêmicas dos ambientes naturais.

As pesquisas desenvolvidas são direcionadas para produzir conhecimento que possibilite entender o efeito das atividades humanas nos diversos ambientes e contribuir no estabelecimento de métodos, técnicas e estratégias que visem ao desenvolvimento sustentável. O resultado esperado do conjunto de pesquisas é a proposição de estratégias, métodos e tecnologias que visem à sustentabilidade dos sistemas produtivos, aliada à manutenção das funções sistêmicas dos ambientes naturais.