Reabertas inscrições para curso gratuito de Educação em Direitos Humanos
Vagas são para os campi Erechim, Passo Fundo e Cerro Largo

Publicado em: 27 de agosto de 2024 08h08min / Atualizado em: 27 de agosto de 2024 08h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), anuncia a reabertura das inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos. As inscrições, que são gratuitas, estarão abertas até o dia 1º de setembro.

Objetivo do curso: O Curso de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos visa promover uma cultura de Direitos Humanos nas escolas, capacitando profissionais do magistério que atuam na Educação Básica. A formação se concentrará em temas essenciais para a proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, além de abordar questões como diversidade, violência escolar e direitos relacionados à terra e ao meio ambiente.

Modalidade e carga horária: Com uma carga horária de 180 horas, o curso será realizado entre os meses de setembro e dezembro, no formato semipresencial. As aulas presenciais acontecerão quinzenalmente, complementadas por atividades e encontros no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Polos de oferta: O curso será ofertado em sete polos no estado do Rio Grande do Sul, localizados nas cidades de Erechim, Passo Fundo, Cerro Largo, Osório, Porto Alegre, Pelotas e Jaguarão. Cada polo ofertará uma turma, com o limite máximo de 30 cursistas.

Público-alvo: Professores, coordenadores pedagógicos e gestores de escola, que estejam em exercício da profissão nas redes de educação pública.

Requisitos para participação

Os interessados devem:

• Ser professor, coordenador pedagógico ou gestor da rede pública municipal e/ou estadual da Educação Básica;

• Possuir graduação em Pedagogia ou outra Licenciatura plena;

• Ter disponibilidade de, no mínimo, 20 horas semanais para dedicação ao curso;

• Poder participar dos encontros presenciais nos polos.

Proposta curricular

O Curso é estruturado em oito módulos, abordando as seguintes temáticas:

1. Direitos Humanos: concepções e dimensão histórica;

2. Educação em Direitos Humanos: Conceituação, História e Política Pública;

3. Escola: proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes;

4. Violências na escola: estratégias de enfrentamento e mediação de conflitos;

5. Direitos Humanos e Diversidade na escola: gênero, raça, classe e sexualidades;

6. Direito à terra, ao território e meio ambiente;

7. Didática da Educação em Direitos Humanos;

8. Projeto de Ação em Educação em Direitos Humanos nas escolas.

Inscrições

Os interessados devem ler o edital disponível em https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2024/08/EDITAL-No-32-2024.pdf e efetuar a inscrição no formulário https://forms.gle/qJcGtb5X22tS4izo6.