Publicado em: 21 de outubro de 2014 12h10min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min
Iniciou, na noite desta segunda-feira (20), a III Semana Acadêmica de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, e o I Encontro Regional para Estudos Geográficos. A primeira atividade do evento, que terá programação até sábado (25), reuniu representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e indígenas. Aconteceram apresentações culturais, com o grupo de canto Arandu Mirim e posteriormente um debate.
A mesa-redonda foi mediada pelo professor da UFFS – Campus Erechim, Márcio Freitas Eduardo, com a participação do representante do MAB, Ricardo Montagner, e do cacique do acampamento indígena de Mato Preto, Joel Pereira. O tema do debate foi “A geograficidade do social no contexto das lutas dos movimentos socioterritoriais no Alto Uruguai”.
Participam da Semana Acadêmica estudantes e professores de Geografia e áreas afins, da UFFS e de outras instituições de ensino superior. Várias atividades compõem a programação do evento, que conta com oficina, minicursos, debates e Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs). A apresentação dos trabalhos (nos EDPs) ocorrerá em cinco eixos temáticos: A Geografia e a Educação; Mobilidade e Espaço Urbano; Geografia e Questão Ambiental; Lutas Sociais e a Questão Agrária; Geografia Cultural e Epistemologia.
A Semana Acadêmica é organizada pelos estudantes do curso de Geografia da UFFS – Campus Erechim, com apoio docente e institucional. Conforme os organizadores, a temática central desta edição do evento, que é “Os diversos discursos Geográficos no contexto da Fronteira Sul”, está diretamente ligada à atualidade dos questionamentos e discussões com que os estudantes do curso se deparam no cotidiano. Por isso, as atividades abordam como se estabelecem as distintas dinâmicas geográficas na escala regional.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos