Seminário aberto à comunidade debate Educação Popular no Campus Erechim

Publicado em: 01 de abril de 2014 13h04min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

A Educação Popular será tema de um Seminário que ocorrerá, na próxima sexta-feira (4), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Agrários e Urbanos (Nipeas) e pelo “Grupo de Estudos Cátedra do Oprimido – Educação Popular: processos educativos e formativos na perspectiva freiriana”, o evento tem por objetivo discutir ações que possam contribuir com a construção de uma Universidade Pública e Popular articulada ao projeto de desenvolvimento regional.

A atividade contará com a assessoria do professor e coordenador do Laboratório de Educação do Campo e Reforma Agrária (Lecera) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Clarilton Cardozo Ribas, que contribuirá com a análise de conjuntura e sistematização das propostas.

O Seminário será realizado, durante todo o dia, no Auditório da UFFS – Campus Erechim, a partir das 8h30min, sendo aberto a todos os interessados, das comunidades acadêmica e externa, em especial aos vinculados a movimentos sociais. Não há necessidade de inscrição prévia. 

À noite, a partir das 19h30, o professor Ribas ministrará Aula Inaugural do curso de graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza. A atividade também será realizada no Auditório da UFFS – Campus Erechim e é aberta a todos os interessados.

Grupo de Estudos

O “Grupo de Estudos Cátedra do Oprimido – Educação Popular: processos educativos e formativos na perspectiva freiriana” foi criado em 2011 e, atualmente, é coordenado pelo professor Bruno Picoli e pelo técnico em assuntos educacionais Alexandre Fassina, ambos do Campus Chapecó. Seu objetivo é promover o estudo de temáticas pertinentes ao contexto de Ensino Superior e Educação Popular, além de buscar uma aproximação com a comunidade através da promoção, em cada campus, de encontros com representantes dos movimentos sociais da região.

Desde 2012, o grupo inseriu-se na rede mundial de estudos freirianos a partir de proposta apresentada pela Coordenação Pedagógica da Pró-Reitoria da UFFS e aprovada pelo Conselho Mundial dos Institutos Paulo Freire, durante o 8º Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, realizado na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Na ocasião, a UFFS foi representada pela professora do Campus Erechim Adriana Loss.

Além do encontro que ocorre no dia quatro de abril, em Erechim, já estão agendados os seguintes encontros para 2014: 15 de maio em Laranjeiras do Sul/PR, cinco de junho e cinco de julho em Chapecó/SC, 24 de julho em local a definir, seis de setembro em Laranjeiras do Sul, quatro de outubro em Cerro Largo/RS e seis de novembro e quatro de dezembro em Chapecó.

Para mais informações sobre o grupo acesse catedrapaulofreireuffs.blogspot.com.br/.

Nipeas

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Agrários e Urbanos (Nipeas) foi constituído ao final do ano de 2013, com a finalidade de potencializar ações de pesquisa e extensão no meio rural e urbano.

Conforme o professor da UFFS – Campus Erechim, Émerson Neves da Silva, que integra o Núcleo, o princípio metodológico do Nipeas é a Educação Popular, que norteia os momentos de estudo, planejamento e inserção social na perspectiva da agroecologia, do desenvolvimento econômico alternativo ao modelo capitalista e da análise da memória histórica dos atores sociais do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul.

O Nipeas é formado por docentes e estudantes da UFFS e tem representação de movimentos sociais identificados com os seus objetivos. “Dessa forma, procura aproximar o fazer acadêmico com as demandas reais da sociedade, sendo um espaço de diálogo contínuo com movimentos sociais”, explica o professor.