UFFS: Grupos PET participam de encontro nacional

Publicado em: 09 de agosto de 2016 13h08min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2017 08h02min

O Grupo PET Conexões de Saberes Práxis do Campus Erechim e o Grupo PET Medicina Veterinária e Agricultura Familiar do Campus Realeza estiveram presentes no 11º Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enapet), realizado entre os dias 1º e 5 de agosto na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.

O Enapet, que é realizado anualmente, tem por objetivo discutir temas relevantes para a manutenção e o desenvolvimento do Programa. Esta edição teve como tema "Ensino, Pesquisa e Extensão: Indissociabilidade". Durante uma semana, participantes de grupos de todo o país apresentaram produções acadêmicas nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atualmente, o PET conta com 842 grupos distribuídos entre 121 instituições de Ensino Superior do país, envolvendo cerca de 12 mil universitários.

O Campus Realeza foi representado pela professora Fabiana Elias, tutora do PET Medicina Veterinária, e o Campus Erechim foi representado pelo tutor do grupo, professor Thiago Ingrassia Pereira, que participou, entre outras atividades, da reunião nacional de tutores do PET, e pela bolsista Adriana Angerami, que apresentou o trabalho "Uma política instrumental ou emancipatória? Análise sobre o Pronatec na cidade de Erechim-RS" na sessão de comunicações da área de ciências humanas.

Segundo Ingrassia, o Enapet mostrou a potencialidade do PET como programa formativo na universidade brasileira. “Mesmo num cenário de cortes no orçamento, o evento reuniu professores e estudantes das cinco regiões do Brasil. Ficamos muito satisfeitos em representar a UFFS", destacou.

O próximo Enapet será realizado na Universidade de Brasília (UnB) em 2017.