UFFS oferta curso de extensão sobre Educação Infantil e Anos Iniciais
Inscrições para capacitação ocorrem até 4 de fevereiro

Publicado em: 25 de janeiro de 2024 12h01min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2024 09h01min

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Transições e continuidades: a(s) infância(s) entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, ofertado pela UFFS - Campus Erechim. A capacitação é voltada para profissionais que atuam ou desejam atuar na Educação Infantil e nos Anos Iniciais (ciclo de alfabetização). O curso terá palestras, rodas de conversa, minicursos e relatos de experiências, com o objetivo de estreitar o diálogo e o trabalho colaborativo entre essas duas etapas da Educação Básica.

Trata-se de uma iniciativa da 4ª edição do programa de extensão Seminário Permanente em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da UFFS, em parceria com o Colégio Marista Medianeira e o Fórum Regional de Educação Infantil do Alto Uruguai Gaúcho (FREAIG). O curso será realizado no dia 8 de fevereiro, das 8h às 18h30, no Auditório do Bloco B. São ofertadas 100 vagas. Haverá certificação de 10 horas.

Inscrições pelo formulário: https://forms.gle/w18deAh3CY3PAAoN7.
Valores: R$ 20 para inscrições realizadas até 29 de janeiro. Depois, R$ 30 até 4 de fevereiro.
Chave PIX: camilahauschild53@gmail.com.
Os recursos arrecadados serão utilizados para cobrir as despesas do evento, compra de material para as atividades da tarde e, se possível, aquisição de livros para o acervo da Brinquedoteca do Campus.

Programação

8h - Credenciamento e recepção

8h15 - Educar as infâncias: reflexões sobre o planejamento, o registro e a avaliação no cotidiano
Palestrante: professora Niqueli Streck Machado, chefe de Divisão da Educação Infantil do município de Santa Cruz do Sul - RS. Doutora em Educação na Linha de Estudos sobre Infâncias pela UFRGS). Mediação: professora Cheila Milczarek.

10h30 - Ler e escrever na infância – reflexões sobre a continuidade da alfabetização das crianças
Palestrante: professora Flávia Burdzinski de Souza. Docente do curso de Pedagogia da UFFS e doutora em Educação pela UPF.

11h45 - Intervalo para almoço

13h30 às 16h - Relatos de experiências, rodas de conversa e minicursos (oficinas). Cada inscrito poderá participar de até duas propostas durante a tarde.

16h30 - Quais as condições para ser criança hoje? Reflexões sobre a(s) infância(s) e o futuro
Palestrante: professora Fabíola Giacomini.  Psicóloga, psicanalista, mestra e doutoranda em Educação pela UPF. Coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera Passo Fundo. Membro da Associação Científica de Psicanálise e Humanidades. Mediação: professora Flávia Burdzinski de Souza.

18h30 - Encerramento do curso

Rodas de conversa, minicursos e relatos de experiências da tarde

13h30 às 14h30 - 1ª opção
15h às 16h - 2ª opção
Cada participante poderá escolher duas das propostas abaixo.

1. Roda de conversa: Povos indígenas protagonistas da educação ancestral: um chamado às pessoas não indígenas.
Local: Sala 307 - Bloco B
Responsável: Kassiane Schwingel
Bate-papo sobre as práticas educativas indígenas a partir de pensadores e intelectuais de alguns povos, com o intuito de evidenciar a diversidade cultural presente no Brasil e como o racismo estrutural tem silenciado e perseguido esses povos. Também será disponibilizado material didático construído por pessoas indígenas que poderão subsidiar propostas pedagógicas nas escolas, refletindo nos modos de ser educador.

2. Roda de conversa: Abuso sexual na infância: pela defesa dos direitos das crianças.
Local: Auditório do Bloco dos Professores
Responsável: Ademir da Rosa, Karoline Gaieski e Sabrina Bortoli
O bate-papo visa conhecer formas de prevenir, identificar e denunciar os abusos e violações aos direitos das crianças e adolescentes na nossa região. A ideia é refletir sobre como podemos encontrar formas de trabalhar com a educação e a prevenção ao abuso sexual de crianças.

3. Minicurso: Vivências e práticas de yoga e meditação para crianças.
Local: Sala 206 - Bloco B
Responsáveis: Alana Casagrande e Amanda Maitê Battisti
Propor vivências de algumas práticas da yoga, respiração e da meditação que podem ser desenvolvidas com as crianças na escola para conduzir e guiar momentos de relaxamento, conexão e controle da ansiedade e das emoções.

4. Minicurso: Literatura e infância: entre histórias e poesias.
Local: Área externa ao lado do Bloco B (em caso de chuva será no saguão do Bloco dos Professores)
Responsáveis: Ivone Snicheloto e Mirian Eugenia Poletto
O minicurso vai promover um piquenique literário a fim de relatar algumas propostas desenvolvidas na EMEI Copas Verdes com o tema da literatura infantil. A intenção é que os participantes brinquem e interajam com parlendas, trava-línguas, poesias e histórias que cercam o universo das crianças tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental.

5. Minicurso: Investigações infantis: entre cobras, mosaicos e criações e visita guiada ao Espaço Educativo Conexões das Ciências.
Local: Sala 204 - Bloco B
Responsáveis: Vitória Dalla Corte, Paula Zago e Flávia Bernardo Chagas
Vitória e Paula organizarão vivências investigativas a partir de projetos desenvolvidos com crianças sobre os mosaicos da Praça da Bandeira e cobras. Após, os participantes poderão realizar uma visita guiada ao Espaço Educativo Conexões das Ciências, com a bióloga Flávia, para observar serpentes, jacarés, capivaras, aves, entre outros animais taxidermizados.

6. Minicurso: Cultura afro-brasileira e infância: por mais reflexões e práticas antirracista na escola.
Local: Sala 308 - Bloco B
Responsável: Vania Aguiar Pinheiro
Por meio de uma educação antirracista é possível provocar a reflexão sobre o racismo estrutural no Brasil, conscientizar sobre o quão presente ele é na vida de todos nós, desconstruir crenças, estereótipos e preconceitos que cercam nossa região. Esse minicurso visa refletir sobre como acontece a presença (ou não) da cultura afro-brasileira no currículo das escolas. Pedimos que os participantes vistam roupas confortáveis, que permitam se movimentar e sentar no chão.

7. Minicurso: Vivências e possibilidades musicais.
Local: Auditório do Bloco A
Responsável: Álefe Júnior da Trindade
Resumo da proposta: Espaço de experiências e vivências com as possibilidades sonoras a serem desenvolvidas nas práticas musicais de um educador musical. Entre as vivências estarão: o uso da voz na musicalização; instrumentos musicais; reprodução, improvisação e criação musical; brincadeiras musicais, canções do folclore e de roda. Pedimos que os participantes vistam roupas confortáveis, que permitam se movimentar e sentar no chão.

8. Relatos de experiências: Cotidiano: espaços e tempos de cuidado, saúde e bem-estar infantil.
Local: Brinquedoteca da UFFS (Laboratório 2 - sala 104)
Responsáveis: Maria Julia Guisolfi e Bruna Caroline Rodrigues
Refletir sobre como o cotidiano faz/é o currículo vivo da escola, além de trocar experiências acerca da importância de planejar as práticas de saúde e bem-estar infantil, como: higiene, alimentação, descanso, deslocamentos, regras de boa convivência, etc.

9. Relatos de experiências: Entre sonhos, pesadelos e emoções: documentações e investigações infantis.
Local: sala 310 - Bloco B
Responsáveis: Hemeline Gollo, Camila Elisa Hauschild e Laura Paines.
Relato de projetos e práticas educativas desenvolvidas com crianças da pré-escola sobre o tema de sonhos, pesadelos e emoções. Serão compartilhadas propostas e documentações construídas a fim de subsidiar reflexões sobre temas que geram medo e imaginação das crianças. As experiências também podem inspirar projetos a serem desenvolvidos com crianças em período de alfabetização, pois serão demonstradas práticas de leitura e escrita.