Publicado em: 13 de novembro de 2012 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min
Levar perspectivas de discussões sobre diferentes áreas do conhecimento, livros e literatura para um espaço público e de interação com a comunidade. Foi com essa perspectiva que a UFFS colaborou com a Feira do Livro de Erechim, realizada durante os dias sete a 11 de novembro, na praça Jayme Lago. Entre as atividades desenvolvidas estiveram edições dos projetos de extensão Partilhando Leituras e Café com Memória, mostra de trabalhos de estudantes, exposição e lançamento de livros e gravação de podcast.
Este é o segundo ano que a UFFS participa da programação. Conforme o articulador de Cultura do Campus Erechim, Daniel de Bem, neste ano houve um aumento significativo no número de atividades propostas pela Universidade durante a Feira do Livro. “Desde o início do trabalho da UFFS há essa interlocução com a cidade, com a região, inclusive na dimensão cultural, valorizando experiências já consolidadas, como a Feira do Livro de Erechim, que está na sua 15ª edição”, diz.
Público prestigiou
A lona do Arquivo Histórico ficou pequena para o público que prestigiou as atividades dos projetos de extensão da UFFS – Campus Erechim Café com Memória e Partilhando Leituras, realizadas durante a Feira do Livro. No primeiro, o convidado para compartilhar sua trajetória e experiências foi o escritor de Erechim e patrono da Feira do Livro deste ano, Enori José Chiaparini.
Já no Partilhando Leituras professores da UFFS debateram, em três momentos, as obras "A espécie fabuladora", de Nancy Huston, "Um conto de Natal", de Charles Dickens, e "Direitos Humanos - o Brasil no banco dos réus", de Luciana Genro.
Outra atividade que chamou a atenção de quem passou pela praça Jayme Lago na tarde de quinta-feira (08) foi a gravação do podcast Res Cogitans, ao vivo da Feira do Livro. A proposta do programa é debater temas científicos e disponibilizar essas reflexões, feitas com a colaboração de professores da UFFS e convidados, por meio do sitehttp://www.res-cogitans.org/.
A UFFS na praça
Conforme a produtora cultural do Campus Erechim, Elisiane Quevedo, levar essas iniciativas, que normalmente acontecem dentro da universidade, para um espaço público, é uma experiência muito rica de interação com a comunidade. “Quando os professores vão para o meio da praça gravar um podcast sobre Ciência ou vão para uma lona discutir Literatura, eles estão dialogando com a sociedade; é a Universidade mostrando a sua cara e fortalecendo o diálogo com a população”, diz.
A Feira do Livro de Erechim é promovida pelo município, em parceria com instituições de ensino, organizações da sociedade civil e instituições públicas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14 de janeiro de 2025
Extensão
14 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
14 de janeiro de 2025
Concursos e Processos Seletivos
13 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
13 de janeiro de 2025
Concursos e Processos Seletivos