Programas de Ensino

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET)Grupo Práxis/Conexões de Saberes

 

 

Edital nº 9 Programa de Educação Tutorial PET 2010 – MEC/SESu/SECAD, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 02/08/2010, Seção 3, páginas 41 e 42 e com o Memorando nº 035/2010/PROGRAD/PROEC/UFFS
 
Financiamento: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
 
Resumo: O Grupo PET Práxis/Licenciaturas, modalidade Conexões de Saberes, é um programa interdisciplinar que congrega estudantes  dos cursos de licenciatura da UFFS/Campus Erechim. Tendo como tema central a educação popular, suas atividades são desenvolvidas a partir do tripé que caracteriza o ambiente universitário: ensino, pesquisa e extensão. 

Para mais informações:

E-mail:  petpraxiserechim@gmail.com
  

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas para os alunos da primeira metade dos cursos de licenciaturas desenvolverem projetos de iniciação à docência das Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

  

PIBID / SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO / NÚCLEO ERECHIM

Coordenadores de área: Profs. Denise Knorst da Silva, Adriana Regina Sanceverino e Zoraia Aguiar Bittencourt

Bolsistas de iniciação à docência: Ketlin Chaiane Welter, Bruna Kelly Madalos, Adriana de Oliveira, Laiane Carolina Kammler, Marina Zardo Gonçalves, Tãnia Cristina Godoy e Paula Berria

Voluntários: Philippe Augusto Nogueira Maciel e Maisa Paula Bolis

Escola: Colégio Estadual Haidee Tedesco Reali

Bolsista Supervisora: Rita Cássia Santin

 

PIBID / SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO / NÚCLEO ERECHIM

Coordenadores de área: Profs. Denise Knorst da Silva, Adriana Regina Sanceverino e Zoraia Aguiar Bittencourt

Bolsistas de iniciação à docência: Elen Ticiane Milkiewicz, Cristina Maria Barbieri, Daiani Jum Soares, Tainá Silva Santos, Vanessa Regina Trentin Zoraski, Natacha Vieira Lopes, Laura Ranseier, Giulia Rigo e Natalia Carolina Bencke

Voluntária: Chaiane Maria Brum

Escola: Colégio Estadual de Ensino Médio Professor Germano Imlau

Bolsista Supervisora: Ana Rita Dall'Agnol Ecco

 

PIBID / SUBPROJETO GEOGRAFIA / NÚCLEO ERECHIM

Coordenadora de área: Profª. Paula Vanessa de Faria Lindo

Bolsistas de iniciação à docência: Francis Felipetto, Joaquim Colussi, Loren Pereira Borges, Matheus Henrique Rebelo, Widler Michaud, Calistiane dos Santos Lisboa e Marcio Lourenco

Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Agostinho

Bolsista Supervisora: Silvia Inês Longo


PIBID / SUBPROJETO GEOGRAFIA / NÚCLEO ERECHIM

Coordenadora de área: Profª. Paula Vanessa de Faria Lindo

Bolsistas de iniciação à docência: Érico Jonatan Oliveira de Lima, Gabriel Pereira de Oliveira, Juliana da Silva Oliveira, Vanessa dos Santos Nascimento, Nelci Teresinha Banaczeski e Camila Vitória de Oliveira

Voluntário: Matheus Henrique Gomes Pereira

Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista

Bolsista Supervisora: Martha Hemilia da Siva Bispo


PIBID / SUBPROJETO HISTÓRIA / NÚCLEO ERECHIM

Coordenadores de área: Profs. Halferd Carlos Ribeiro Junior e Isabel Rosa Gritti

Bolsistas de iniciação à docência: Andressa Mara Schuck, Alessandra Remussi, Isadora Canello, João Paulo de Almeida Farina, José Fhelipe da Fonseca Santos, Jennifer Gama Silva, João Manoel Silva de Aquino e Josimar Martini

Voluntários: Igor Eduardo Amaral e Guilherme José Schons

Escola: E. E. E. M. Profª Helvética Rotta Magnabosco

Bolsista Supervisora: Andréia Terezinha Kaminscki Paida


PIBID / SUBPROJETO HISTÓRIA / NÚCLEO ERECHIM

Coordenadores de área: Profs. Halferd Carlos Ribeiro Junior e Isabel Rosa Gritti

Bolsistas de iniciação à docência: Shayane da Silva Melo, Sandra Regina Rocha Aranda, Emanuele Cristina Padilha Saurin, Maísa Eduarda de Melo da Silva, Viviane Zanandrea, Êmili da Chagas de Oliveira, Welisson Bernardi e Eduarda Dumke Ribas

Voluntário: Daniel da Silva Amorim

Escola: Colégio Estadual Professor Mantovani

Bolsista Supervisora: Marilene Pavan

 

PIBID / SUBPROJETO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO / NÚCLEO ERECHIM

Coordenadores de área: Profªs. Lisandra Almeida Lisovski e Sinara München

Bolsistas de iniciação à docência: Raphael Souza Alves, Diego Chaves Rodrigues, Cristiane Cardoso, Eduarda Iachinski, Ediamar Queli de Oliveira, Tainá Inácio, Taís Inácio e Raquel de Souza Urban

Voluntária: Cassiara Fátima Souza Bez

Bolsista Supervisora: Simone Andréia Gemka


PIBID / SUBPROJETO SOCIOLOGIA / NÚCLEO ERECHIM

Coordenadores de área: Profs. Gustavo Giora e Clovis Schmmit de Souza

Bolsistas de iniciação à docência: Fernanda Safira Nascimento Ferreira, Camila Miranda de Souza, Scarlet dos Santos, Ana Carolina Kubiac, Marina Ferreira Schenkel, Nicole Soares da Silva, Amanda de Almeida e Najara Leite Bento

Voluntários: Rafael Silva Duarte e Vedlet Philocint

Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo

Bolsista Supervisora: Mirtes Bampi Santa Catarina

 

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

 

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) iniciou sua execução em 2018, fomentado pelo Edital Nº 6/2018/CAPES. O programa pretende induzir o aperfeiçoamento do estágio, componente obrigatório nos currículos das licenciaturas. Participam do programa, alunos que estejam na segunda metade do curso. Os integrantes recebem bolsas para realizar projetos em escolas públicas. Diferentemente do PIBID, na Residência Pedagógica os futuros professores exercem a regência de classe.

O Projeto Institucional da UFFS tem como objetivo geral “Fortalecer e qualificar o trabalho de Estágio Curricular Supervisionado, por meio de estudos pertinentes ao exercício da docência, da imersão coletivamente planejada e sistemática do aluno de licenciatura visando a vivência e a experimentação de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula, por sua vez, do estreitamento permanente da relação entre os Cursos de Licenciatura da UFFS e a Educação Básica”.

 

 

 
PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO

 

O Programa de Monitoria de Ensino da Universidade Federal da Fronteira Sul é um programa efetivado através de Projetos de Ensino, que tem por finalidade promover a aproximação com a prática docente no Ensino Superior e contribuir com a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem nos cursos de Graduação, envolvendo docentes e discentes, na condição de orientadores e monitores, respectivamente.

A monitoria de ensino é ofertada em três modalidades: projeto por curso, projeto por público-alvo e projeto por componente curricular.

                                  

PROGRAMA DE TUTORIA ACADÊMICA

 

O programa tem por finalidade contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação, de modo complementar ao Programa de Monitorias.

São objetivos do Programa de Tutoria Acadêmica da UFFS:

I - orientar e incentivar a comunidade universitária para a promoção e qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem;

II - contribuir para a inserção dos estudantes da graduação, de forma efetiva, em todos os espaços e contextos que permeiam a vida universitária.

III - proporcionar mecanismos de apoio acadêmico à aprendizagem e à permanência dos estudantes, com vistas à conclusão do seu curso de graduação;

IV - fomentar a participação colaborativa de estudantes nas atividades de reforço do ensino de graduação;

V - contribuir para diminuir os índices de retenção e evasão dos cursos de graduação da UFFS.