Abertas as inscrições para apresentação de trabalhos na VI Feira de Ciências da Cantu na UFFS
Prazo para inscrição segue até 30 de setembro. Feira será realizada no dia 17 de outubro

Publicado em: 01 de agosto de 2024 09h08min / Atualizado em: 06 de agosto de 2024 15h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul iniciou os preparativos para a realização da VI Feira de Ciências da Cantu na UFFS. O evento será realizado no dia 17 de outubro de 2024, das 8h às 16h, e poderá ser visitado por toda a população.

A Feira de Ciências da Cantu na UFFS é uma mostra científica direcionada a estudantes, docentes e técnicos vinculados a instituições de ensino fundamental, médio, técnico e superior, bem como técnicos e profissionais ligados a empresas localizadas na Cantuquiriguaçu e região.

O evento é uma oportunidade para que os participantes apresentem ideias criativas e inovadoras, promovendo a cultura científica, disseminando o método científico, estimulando e incentivando talentos em todas as áreas do conhecimento. Além disso, a Feira possibilita que os apresentadores pratiquem suas habilidades comunicativas, socializando seus trabalhos com diferentes públicos da comunidade escolar, acadêmica e regional.

Podem ser submetidos projetos nas seguintes categorias: Astronomia, Geologia e Física Moderna; Artes e Maquetes; Robótica e Tecnologia (ensino fundamental); Robótica e Tecnologia (ensino médio); Biomas e Biodiversidade; Ciências Básicas (Física, Química, Biologia e Matemática); Sustentabilidade e Energias Renováveis; Ciências Sociais e Humanas; Ensino Superior; Ensino Técnico e Profissional. A apresentação dos trabalhos deve ser realizada de forma expositiva, em que cada grupo ficará com seu trabalho exposto em um estande.

Inscrições
As inscrições dos trabalhos são gratuitas e devem ser efetuadas de 1º/08/2024 até 30/09/2024 (ou até atingir o limite de 180 inscrições). As inscrições devem ser efetuadas via formulário eletrônico, disponível em https://abre.ai/feiradecienciasuffs.

As equipes poderão ser formadas por até cinco participantes. Todas as equipes deverão ter pelo menos um membro inscrito sendo professor, técnico, profissional ou estudante de ensino superior, que será o responsável pela equipe e deverá ser maior de idade.

Premiação
Os trabalhos serão avaliados por banca composta por professores, técnicos administrativos e estudantes dos cursos de mestrado da UFFS, de acordo com a categoria de inscrição. Serão pontuados os seguintes requisitos: apresentação, execução do projeto, explicação do fenômeno envolvido (relevância do tema) e criatividade/originalidade. A mesma banca irá avaliar todos os trabalhos de uma mesma categoria.

Os melhores trabalhos em cada categoria serão premiados. Também serão escolhidos os trabalhos destaques, mediante voto popular dos participantes, sendo premiados os três trabalhos mais votados.

8h às 9h - Credenciamento
9h às 9h30 - Abertura
9h30 às 11h30 - Apresentação e avaliação dos trabalhos
11h30 às 13h - Almoço cultural
13h às 14h30 - Apresentação e avaliação dos trabalhos
14h30 às 16h - Premiação e encerramento da exposição dos trabalhos

Informações
Outras informações podem ser obtidas no Regulamento da Feira disponível em bit.ly/regulamentoVIFeiraUFFS ou enviando e-mail para feiracienciasuffs@gmail.com.

Galeria de Imagens: