Publicado em: 06 de dezembro de 2012 10h12min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 10h01min
No período de 30 de novembro a dois de dezembro, alunos da quarta fase do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul visitaram instalações de instituições de ensino, museus e empresas nas cidades de Paranaguá (PR), Pontal do Paraná (PR), São Francisco do Sul (SC) e Bombinhas (SC). Durante a viagem, os estudantes foram acompanhados pelos professores Alexandre Monkolski e Betina Muelbert e pelo técnico-administrativo Frank Belettini.
No Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá, os acadêmicos tiveram contato com laboratórios da instituição, espécies taxidermizadas e camarões de água doce. Já na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pontal do Paraná, eles observaram o sistema de captação de água marinha, paralarvas de polvo da espécie Octopus vulgaris e as futuras instalações do laboratório de produção de camarões nativos. Ainda no litoral paranaense, os alunos visitaram o Sítio Sambaqui, onde conheceram estruturas necessárias para o cultivo de ostras da espécie Crassostrea rizhophorae.
Na segunda parte da viagem, em Santa Catarina, os estudantes realizaram uma visita técnica à empresa Quality Camarões, localizada no município de São Francisco do Sul. Na oportunidade, conheceram aspectos de manejo e cultivo, construção dos viveiros e sistema de abastecimento e drenagem.
Em Bombinhas, o grupo visitou o Museu Casa do Homem do Mar, o Museu e Aquário Marinho do município e a empresa Oceânica Frutos do Mar, produtora de mariscos. Além disso, os discentes acompanharam uma pesca de arrasto, que permite observar a diversidade de organismos marinhos capturados.
Betina destaca a importância do contato dos alunos com os diversos locais visitados. “Nas empresas, eles conheceram o sistema de produção, de processamento e diversos equipamentos. Esta ida às empresas foi interessante pelo ponto de vista técnico e também de gestão. Conheceram também laboratórios do IFPR e da UFPR. Tivemos, ainda, a visita aos museus, que foi a parte cultural da viagem. É importante ressaltar que todas essas localidades têm interesse em receber acadêmicos para estágio”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS