Acadêmicos da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul realizam viagem de estudos ao litoral do PR e SC

Publicado em: 06 de dezembro de 2012 10h12min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 10h01min

No período de 30 de novembro a dois de dezembro, alunos da quarta fase do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul visitaram instalações de instituições de ensino, museus e empresas nas cidades de Paranaguá (PR), Pontal do Paraná (PR), São Francisco do Sul (SC) e Bombinhas (SC). Durante a viagem, os estudantes foram acompanhados pelos professores Alexandre Monkolski e Betina Muelbert e pelo técnico-administrativo Frank Belettini.

No Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá, os acadêmicos tiveram contato com laboratórios da instituição, espécies taxidermizadas e camarões de água doce. Já na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pontal do Paraná, eles observaram o sistema de captação de água marinha, paralarvas de polvo da espécie Octopus vulgaris e as futuras instalações do laboratório de produção de camarões nativos. Ainda no litoral paranaense, os alunos visitaram o Sítio Sambaqui, onde conheceram estruturas necessárias para o cultivo de ostras da espécie Crassostrea rizhophorae.

Na segunda parte da viagem, em Santa Catarina, os estudantes realizaram uma visita técnica à empresa Quality Camarões, localizada no município de São Francisco do Sul. Na oportunidade, conheceram aspectos de manejo e cultivo, construção dos viveiros e sistema de abastecimento e drenagem.

Em Bombinhas, o grupo visitou o Museu Casa do Homem do Mar, o Museu e Aquário Marinho do município e a empresa Oceânica Frutos do Mar, produtora de mariscos. Além disso, os discentes acompanharam uma pesca de arrasto, que permite observar a diversidade de organismos marinhos capturados.

Betina destaca a importância do contato dos alunos com os diversos locais visitados. “Nas empresas, eles conheceram o sistema de produção, de processamento e diversos equipamentos. Esta ida às empresas foi interessante pelo ponto de vista técnico e também de gestão. Conheceram também laboratórios do IFPR e da UFPR. Tivemos, ainda, a visita aos museus, que foi a parte cultural da viagem. É importante ressaltar que todas essas localidades têm interesse em receber acadêmicos para estágio”.