Acadêmicos do curso de Agronomia apresentam relatos de “Vivências em Agroecologia”
Atividade acontece na sexta-feira (16), a partir das 15h30 no auditório do Bloco A

Publicado em: 12 de agosto de 2019 17h08min / Atualizado em: 13 de agosto de 2019 10h08min

Na próxima sexta-feira (16), estudantes da sexta fase do curso de Agronomia, ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, farão apresentação das atividades vivenciadas pelos acadêmicos com grupos de agricultores ecológicos situados nas regiões de Verê, Marechal Cândido Rondon, Paranacity, Curitiba e Campo Magro (PR), Porto União (SC), Erechim e Passo Fundo (RS).

A atividade é aberta a estudantes, técnicos-administrativos e professores e ocorre das 15h30 às 18h no Auditório do Bloco A.

As apresentações se referem às atividades vivenciadas pelos acadêmicos que cursam o Componente Curricular (CCR) “Vivências em Agroecologia”, ministrado na 6ª fase do curso de Agronomia, no qual o estudante participa de atividade de preparação/formação e depois visita uma propriedade agroecológica para acompanhar o dia a dia dos agricultores, etapa que tem duração de 8 dias. A finalização da disciplina ocorre com a apresentação/avaliação das vivências dos acadêmicos.

A disciplina é ministrada pelo docente Julian Perez-Cassarino. O professor explica que o CCR foi ministrado pela primeira vez neste ano, pois foi incorporado ao curso a partir da vigência do novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Julian comenta que os 13 estudantes matriculados no CCR visitaram propriedades em seis regiões e ficaram 8 dias em propriedades de agricultores ecológicos.

Conforme Julian, o objetivo do componente curricular é “propiciar aos estudantes o conhecimento sobre a realidade de agricultores que trabalham e vivem da agroecologia no Paraná e Sul do Brasil, de forma a contribuir para a formação dos estudantes a partir da vivência da realidade concreta dos atores que promovem a agroecologia, bem como para enriquecer a formação das demais disciplinas e trazer problemas e demandas de pesquisa e extensão para dentro da Universidade”.

O professor fez uma avaliação da atividade, para ele “a atividade foi excelente. Os estudantes estavam receosos de início, por não conhecerem os locais onde permaneceriam e por ser uma disciplina diferente das demais. Porém, os resultados foram muito bons, os estudantes entenderam o objetivo da disciplina, integraram-se com as famílias e instituições e seus relatos demonstram que a experiência foi muito enriquecedora do ponto de vista da formação do profissional em agronomia”.

O professor ressalta que “os estudantes, mesmo os que foram para a mesma região, ficaram em propriedades separadas. Todos os locais escolhidos para as atividades possuem histórico e trabalhos consolidados no campo da agroecologia”. Julian aproveita para agradecer ao Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi) , Cooperativa de Organização, Produção e Comercialização Solidária do Planalto Norte (Comsol), Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), entidades que se dispuseram a receber os estudantes e organizar sua estadia.